Vitamina D pode ser o segredo de bom desempenho durante as olimpíadas Rio 2016
A estratégia dos atletas de elite associada à ingestão de vitamina D no dia a dia pode ser o segredo de bom desempenho durante as Olimpíadas Rio 2016. Fique por dentro!
Se você é esportista, vai se interessar pelo estudo publicado no American Journal of Sports Medicine, em 2015, e divulgado no Wall Street Journal, que aponta a chave para o sucesso ou insucesso à vitamina D. Afinal, a pesquisa aponta que a associação do nutriente está ligada à retenção e absorção do cálcio nos ossos, além de atuar no sistema imune e no crescimento celular, como explica Maria Fernanda Elias, nutricionista da DSM, que acrescenta: “As baixas taxas de vitamina D não são exclusividade dos atletas. Aproximadamente 1 bilhão de pessoas apresentam deficiência do nutriente no mundo inteiro, o que inclui em torno de 60% dos adolescentes brasileiros”.
Maria Fernanda comenta que os atletas de elite das Olimpíadas Rio 2016 e de diferentes times dos Estados Unidos, podem ter encontrado uma excelente vantagem em aliar a alimentação saudável, à qualidade do sono e a ingestão de vitamina D, visando assegurar o mais alto nível de desempenho nas competições. “Os dirigentes das equipes olímpicas também atribuem o inverso, de acordo com uma pesquisa reveladora. A deficiência de vitamina D pode contribuir para o aumento do risco de lesões dos atletas. Portanto, isso significaria a possibilidade de perda de medalhas”, afirma e alerta: “O consumo de vitamina D, seja por meio da dieta ou exposição solar, está a cada dia mais difícil, devido ao estilo de vida moderno, falando não só dos esportistas, mas da população de um modo geral. Por isso, é fundamental consultar um especialista para orientar a melhor forma de introduzir o nutriente no dia a dia”.
Por Kelly Miyazzato
Fonte: Maria Fernanda Elias, nutricionista da DSM.
Transcrito:http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/vitamina-d-pode-ser-o-segredo-de-bom-desempenho-durante-as-olimpiadas-rio-2016/6416/