NotíciasSaúde em Foco

Vitamina D e creatina podem ajudar a tratar Síndrome pós-Covid

Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli explicam estudos sobre o papel dos nutrientes destes suplementos na recuperação da função muscular esquelética e da aptidão física após a doença, que tem gerado fadiga precoce e dificuldade respiratória como sequelas

Na semana em que tristemente atingimos 500.000 mortes decorrentes da pandemia de Covid-19 no Brasil, continuamos a conviver não somente com a vigência da doença como também com as sequelas ainda prevalentes em pacientes que tiveram testes positivos, mesmo aqueles assintomáticos. Queixas de fadiga precoce e dificuldade respiratória nos praticantes de atividades físicas se tornaram muito frequentes e persistem por longo tempo após a infecção causada pelo vírus. A descrição deste quadro se tornou tão frequente que na literatura cientifica passou a ser definida como síndrome pós-covid. Dois estudos muito recentes enfatizam a importância de dois nutrientes para melhora da aptidão física pós-covid: a creatina e a vitamina D.

Praticantes de atividades físicas que tiveram Covid-19 têm se queixado de fadiga precoce e dificuldade respiratória — Foto: Internet

Na busca por recursos terapêuticos e nutricionais, inúmeros trabalhos científicos têm sido publicados nos últimos meses. As causas dos sintomas descritos acima certamente envolvem uma grande complexidade no seu entendimento. Entretanto sabemos que existem dois grandes focos no que diz respeito às funções acometidas pela doença: a função pulmonar e a musculatura esquelética.

– Um dos estudos é sobre a creatina. Além do seu comprovado efeito na recuperação da função muscular esquelética, a creatina tem se mostrado extremamente útil também na recuperação da integridade da função respiratória, exatamente por melhorar a função também dos músculos da respiração.

– A vitamina D, segundo o outro estudo, comprova ser talvez a chave principal da resposta imunológica, e certamente seu nível sérico adequado é um dos fatores preventivos mais eficientes não só para a covid-19 como também para qualquer infecção. A vitamina D também se mostra fundamental para a recuperação da plenitude das funções fisiológicas no pós-covid. Ultimamente, este nutriente tem sido exaustivamente pesquisado e cada vez mais se enfatiza sua importância nos mesmos mecanismos de recuperação da creatina, citados anteriormente.

– Portanto, a creatina e a vitamina D se constituem em uma dupla de nutrientes que devem ser cada vez mais valorizados pelos profissionais de saúde, principalmente no momento que estamos atravessando, em que precisamos prevenir ou acelerar e potencializar a recuperação da Covid-19.

Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli – Califórnia, EUA

Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2021/06/22/creatina-e-vitamina-d-tratamento-sindrome-pos-covid.ghtml

Deixe uma resposta