Veja quais detalhes fazem toda a diferença na hora da caminhada
Alguns pontos como postura, passada e apoio fazem toda a diferença no treino de caminhada. Confira!
Apesar de cada pessoa ter o seu jeito particular de caminhar, é preciso ficar atenta a alguns detalhes que fazem toda a diferença para a eficiência do movimento:
Postura
O corpo precisa estar ereto, com o tronco um pouco inclinado à frente, ombros para trás e braços e antebraços levemente flexionados, acompanhando o movimento das pernas alternadamente para dar equilíbrio. A primeira parte do pé a tocar a manta da esteira são os calcanhares. Em seguida, o apoio se transfere para a região lateral e, então, para os dedos, que dão o impulso.
Passada
Deve ser na maior amplitude que você conseguir — desde que seja confortável. “Não adianta dar passos gigantes e prejudicar a mecânica do movimento”, orienta Rafael Rocamora. A pessoa não pode sentir nenhum incômodo na articulação do joelho. A recomendação é para que comece com passadas curtas e vá aumentando à medida que for se adaptando.
Apoio
Geralmente, as esteiras possuem barras laterais para segurança. “Quem não está acostumada a caminhar no aparelho sente aquele medo inicial de cair. Por isso, é comum segurar nas hastes. Porém, assim que se sentir confortável, pare de utilizá-las”, aconselha Felipe Kutianski. O hábito de apoiar as mãos enquanto caminha altera a postura do tronco e a marcha, afetando toda a biomecânica. Além disso, impede a coordenação de braços e pernas.
Por:Por Karine César
Adaptação Ana Paula Ferreira
Fonte:Rafael Rocamora
Felipe Kutianski
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-aerobico/veja-quais-detalhes-fazem-toda-a-diferenca-na-hora-da-caminhada/11495