Veja como distinguir a verdadeira fome do comer emocional
Vontade incontrolável de comer algo, mesmo sem estar com fome? Pode ser comer emocional
Você já sentiu uma vontade incontrolável de comer algo, mesmo sem estar com fome? Esse é um dos sintomas do comer emocional, um hábito que pode trazer prejuízos à saúde e à autoestima da pessoa. Contudo, nem sempre é fácil distinguir a verdadeira fome do comer emocional. Neste texto, vou te ajudar a entender essa diferença e como lidar com ela.
Primeiro de tudo, é importante lembrar que a fome é uma necessidade biológica do corpo, que busca por nutrientes e energia. Ela se manifesta por meio de sintomas físicos, como a sensação de vazio no estômago, a falta de energia e Ela se manifesta por meio de sintomas físicos, como a sensação de vazio no estômago, a falta de energia e a dificuldade de concentração.
Se você identificar que está comendo emocionalmente, é importante buscar outras formas de lidar com as suas emoções – Foto: Reprodução/Internet
Já o comer emocional é, como o próprio nome sugere, motivado por emoções, como a tristeza, a ansiedade, o estresse e a solidão. Para identificar se você está sentindo fome ou apenas comendo emocionalmente, é preciso prestar atenção aos sinais do seu corpo.
Conheça a nossa linha de produção exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
ANOTE AÍ!
Quando você sente fome, a sensação de saciedade é alcançada após cerca de 20 minutos após começar a comer, e não é necessário comer em excesso. Já o comer emocional é geralmente acompanhado por uma sensação de culpa, além da vontade – e disposição – de comer até se sentir desconfortável.
Outra forma de distinguir a fome emocional da verdadeira fome é observar o que você está desejando comer. Quando estamos com fome, nossa exigência diminui e acabamos optando pelo que é mais conveniente para ingerir, podendo ser desde frutas e legumes a, até mesmo, um sanduíche.
Foto: Reprodução/Internet
No caso do comer emocional, isso muda. Então, ele é caracterizado pelo desejo, às vezes exclusivo, de alimentos calóricos e pouco nutritivos, como doces, salgadinhos e refrigerantes. Se você identificar que está comendo emocionalmente, é importante buscar outras formas de lidar com as suas emoções.
Você pode buscar ajuda especializada, assim como praticar atividades físicas, meditação, terapia ou conversar com um amigo/ familiar de confiança. Além disso, é importante identificar os gatilhos emocionais que desencadeiam o comer emocional, evitando-os ao máximo.
Por: Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital
Fonte: DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi; Podcast: Não leve a mal é hormonal.
Transcrito: https://anamaria.uol.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/firme-na-dieta-veja-como-distinguir-verdadeira-fome-do-comer-emocional.phtml