Varizes: entenda o que é mito e o que é verdade
Caio Focássio, cirurgião vascular, de São Paulo, desmistifica suas causas mais conhecidas
As aranhinhas nas pernas podem ser incômodas, mas com um pouquinho de cuidado é possível evitar que elas apareçam. Caio Focássio, cirurgião vascular, de São Paulo (SP), desmistifica suas causas mais conhecidas.
SALTO ALTO: VERDADE
Isso acontece porque com o uso contínuo e excessivo do calçado, a panturrilha, que é como se fosse o “coração” da perna e parte importante para a circulação, fica encurtada e a pisada não é completa. Com isso, o sangue não consegue fluir, fazendo que as varizes apareçam.
CRUZAR AS PERNAS: MITO
O que faz que as varizes apareçam é passar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentada. O sedentarismo também aumenta a tendência, já que as pernas precisam ser estimuladas para enviar o sangue de volta para o coração. Quando não as movimentamos com frequência, elas não contraem para que esse retorno venoso aconteça, causando as varizes.
ANTICONCEPCIONAIS: VERDADE
A ingestão de um nível alto de hormônios diariamente aumenta as chances das linhas aparecerem, porque elas alteram as estruturas envolvidas na circulação e no fluxo sanguíneo, principalmente em mulheres que já possuem predisposição genética.
Por: Estela Lopes
Texto: Bárbara Rossi
Adaptação web: Estela Lopes
Fonte: Caio Focássio, cirurgião vascular, de São Paulo (SP),
Transcrito: https://corpoacorpo.com.br//corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/varizes-entenda-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade/12588