Vai praticar atividade? Veja dicas de alimentação para melhorar rendimento
Ana Paula Montemor passa receitas e dá conselhos para os atletas iniciantes melhorarem o seu desempenho, conciliando a alimentação com a rotina; veja lista
Fim de ano se aproxima, e as pessoas aproveitam esse período para iniciar a atividade física. É o famoso “Projeto Verão”. Porém, para começar uma atividade, é necessário que haja uma adaptação, conciliando alimentação com rotina.
A nutricionista Ana Paula Montemor, de São José dos Campos, dá conselhos e lista alimentos para que atletas iniciantes melhorem o seu desempenho.
– O que você come influencia seus resultados, afetando sua performance durante a atividade, e também nos resultados corporais, como a redução de gordura – disse Ana Paula.
Para garantir que você tenha energia e disposição durante a atividade, a especialista dá dicas de alimentos que podem aprimorar seu desempenho. Confira:
1 – Banana + aveia + pasta de amendoim (integral)
Esse trio irá fornecer a energia necessária do começo ao fim da atividade. Isso porque ele associa carboidratos, fibras e gorduras boas. Interessante para treinos de corrida e natação.
2 – Tapioca + ovos mexidos
Esse pré-treino é uma ótima sugestão para quem visa o ganho de massa muscular. Ideal para treinos de musculação e treinos funcionais , como crossfit. Pois ele garante calorias necessárias para gerar força e resistência aos músculos.
3 – Café + óleo de coco + canela
Se o seu objetivo com a alimentação é melhorar o fôlego e perder gordura corporal, essa é uma ótima pedida. Esse trio é um termogênico natural , que estimula o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal . Ideal para treinos aeróbicos.
O QUE COMER ANTES DE JOGAR FUTEBOL?
Se você é daqueles que toda semana tem um encontro com os amigos, mas toda vez fica na dúvida do que comer antes de ir, aproveite essas dicas da nutricionista:
– O futebol é uma atividade que requer do organismo: fôlego, concentração e muita agilidade.
Por isso é sempre bom investir em alimentos energéticos para garantir disposição do começo ao fim do jogo uma opção seria: pães integrais, tapiocas, macarrão, batata doce e mandioca – falou.
Uma dica, segundo ela, para melhorar seu desempenho é o consumo de beterraba crua.
– Essa raiz é rica em óxido nítrico, um nutriente vasodilatador, que facilita o transporte de nutrientes até o músculo e o transporte de oxigênio pelo sangue, melhorando o fôlego e melhorando a recuperação muscular. Pode ser consumida em forma de suco com alguma fruta ou ralada em algum sanduíche – recomenda.
Se o jogo passar de 60 minutos, é importante consumir um alimento que possa repor e fornecer energia para os próximos minutos.
– Então leve com você opções práticas para consumir durante o jogo: paçoca, barrinha de frutas e chocolate 50% cacau, são opções que vão favorecer seu rendimento no meio do jogo – afirmou.
DIGA ADEUS À DOR MUSCULAR
A dor muscular atinge tanto os mais experientes quanto os iniciantes, e pode acompanhar os atletas em todo o percurso da atividade física. Essa dor, provocada pela adaptação muscular, surge quando estamos algum tempo sem praticar determinada atividade ou quando um novo treino é prescrito.
Ana Paula Montemor dá dicas simples para que essa dor seja evitada: tomar água com gengibre durante o treino e incluir duas colheres de café de gengibre em pó.
– O consumo não dá efeito imediato, mas reduz significativamente dores no dia seguinte. Além disso, reforça o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados – afirma a profissional.
Por GloboEsporte.com
São José dos Campos, SP
Fonte Ana Paula Montemor,nutricionista de São José dos Campos
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/eu-atleta/noticia/2016/11/vai-praticar-atividade-veja-dicas-de-alimentacao-para-melhorar-rendimento.html