Vai entrar para academia? Veja motivos para não pular a avaliação prévia
Cardiologista ressalta a importância de descobrir se há algum problema cardíaco ou de hipertensão antes de começar a treinar
Voltamos ao assunto de avaliação prévia e atestado médico para academias com objetivo de responder alguns internautas que nos contataram. Durante cinco anos fui diretor médico de uma das maiores redes de academias, que na época chegava a mais de 20 mil alunos. Lá pude ajudar a implantar avaliação médica com eletrocardiograma para todos e teste ergométrico (de esforço) para alunos com mais de 30 anos, além do teste de avaliação física obrigatória
Esse processo resultou em trabalhos científicos debatidos no Congresso Brasileiro de Cardiologia e publicados na sua revista oficial. Os resultados foram surpreendentes, pois 33% dos testes ergométricos tiveram resultados alterados. Ficaram divididos assim: 27% com diagnóstico de hipertensão arterial reativa durante o exercício físico e que precisaram procurar um clínico para serem medicados antes de iniciarem as atividades na academia; 17% com arritmias cardíacas durante e após o teste ergométrico, precisando serem avaliados e tratados convenientemente e 1% com suspeita de doença das coronárias.
O que recomendamos é que as pessoas se conscientizem da necessidade de saber do seu estado de saúde antes de acelerarem. Uma pessoa acima de 35 anos, sem dúvida, deve saber se tem ou não alguma doença, mesmo de grau leve, principalmente se for praticar modalidades de alto nível de intensidade e duração. Sabemos que várias maratonas pelo mundo exigem um atestado médico responsável, enquanto isso alguns raros estados brasileiros não obrigam as academias a exigirem esse atestado.
O mais lamentável é que obrigam o aluno assinar um termo em que ele fica responsável pelo que lhe acontecer. Convém esclarecer que esse termo é considerado ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor e cai em qualquer julgamento de pequenas causas. Aliás, no Estado de São Paulo está vigente a lei que exige atestado médico para se iniciar atividades em uma academia.
O importante é as pessoas se conscientizarem que, para uma simples caminhada, não precisamos de exames obrigatórios, apenas o conhecimento do seu corpo, mas corridas , principalmente as longas, modalidades radicais, academias, crossfit, HITT, spinning e lutas precisam que seus participantes tenham o conhecimento efetivo de que não apresentam riscos cardiovasculares e ortopédicos. A prática esportiva é saudável quando praticada com responsabilidade, mesmo que seja só para lazer.
Por: Nabil Ghorayeb, São Paulo
Fonte: Formado em medicina pela FM de Sorocaba PUC-SP, Doutor em Cardiologia pela FMUSP , Chefe da Seção CardioEsporte do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Especialista por concurso em Cardiologia e Medicina do Esporte, Coordenador da Clínica CardioEsporte do HCor, CRM SP 15715 , Prêmio Jabuti de Literatura Ciência e Saúde. www.cardioesporte.com.br (Foto: EuAtleta)
Transcrito:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/vai-entrar-para-academia-veja-motivos-para-nao-pular-a-avaliacao-previa.ghtml