NotíciasSaúde em Foco

Vai adoçar suco, chá ou café? Compare mel, açúcar e agave antes de escolher

Às vezes ficamos na dúvida sobre qual é a melhor forma de adoçar sucos, chás ou café, por conta das inúmeras opções disponíveis. O melhor seria que não tivesse a necessidade de utilizar estes adoçantes, possibilitando a percepção real do alimento utilizado para fazer o suco, ou a erva utilizada para o chá e o mesmo para o tipo de café utilizado, mas muitas pessoas não sentem prazer nesta prática, logo a escolha da melhor maneira de adoçar é fundamental.

Certamente uma grande preocupação que permeia esta reflexão é o balanço entre os açúcares e os demais nutrientes, o que poderia resultar na elevação das taxas de glicose e triglicerídeos hepático e sanguíneos, aliado a uma pequena oferta dos demais nutrientes.

Das várias opções disponíveis, escolhi três que certamente se encaixarão em alguma das opções que você considera nesta escolha:

Mel

O mel é uma substância produzida pelas abelhas melíferas, principalmente pelas pertencentes ao gênero Apis; proveniente do néctar das flores, é um alimento que possui um alto valor nutricional.

As abelhas utilizam parte do mel produzido para a própria alimentação e o restante é armazenado em quantidades consideráveis nos favos, para posterior abastecimento da prole num eventual período de escassez.

Com relação ao valor energético do mel, encontramos em cada 100 gramas do alimento (aproximadamente 4 colheres de sopa) 309 calorias praticamente compostas por carboidratos (glicose, frutose e sacarose) e pouquíssima quantidade de proteínas. Quando pensamos em predominância de micronutrientes, destaca-se o potássio, a vitamina C, as vitaminas do complexo B associados ao seu poder bactericida e, portanto, funcional já comprovado cientificamente.

A composição e o valor nutritivo do mel dependem fundamentalmente da origem floral, como nossa flora apícola é muito diversificada e varia de um lugar para outro, é fundamental conhecer a composição e a qualidade dos produtos obtidos em cada região, para caracterizá-los e estabelecer padrões.

Publicidade, loja QUALITY LIFE

Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos

Faça seu Pedido 99 98176 3285

Outro importante aspecto a ser considerado é a procedência deste alimento, já que o processo de adulteração é relativamente frequente; este cuidado vai garantir que as suas propriedades nutricionais e funcionais não se percam.

Açúcar

Ao consumirmos 100 gramas de açúcar refinado ou ½ xícara de chá, você adiciona em seu organismo cerca de 385 calorias, também com predomínio de carboidratos e praticamente nenhum outro nutriente; ao traçarmos uma comparação entre o refinado e o mascavo este último possui maior quantidade de minerais como fósforo, ferro e potássio.

O processo de industrialização contribui com a perda da maior parte dos nutrientes presentes nos alimentos e com o açúcar não seria diferente. Falando então do açúcar branco ou cristal em comparação ao mascavo ou demerara, as últimas opções seriam as melhores escolhas.

Publicidade, loja Estação do Bebê 

Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos

Faça seu Pedido 99 98820  – 4792

Agave

Produto obtido a partir de uma planta mexicana chamada de Agave Azul, é 100% vegetariano, o que traz uma diferença importante quando comparado ao mel, sendo indicado para o público vegano.

Com relação ao tipo de carboidrato presente neste alimento, também encontramos predominância dos carboidratos representados pela presença de frutose, dextrose e sacarose, porém o seu índice glicêmico (ou capacidade de elevar o açúcar no sangue) é menor quando comparado ao mel ou açúcar.

Também encontramos boas concentrações de potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, mas ao fazermos um comparativo com o mel, ainda não temos estudos científicos comprovando funções adicionais as nutricionais.

Após estas ponderações, vale a pena refletir se você realmente precisa adoçar as suas bebidas e após esta ponderação inicial, que você opte pelo adoçante que lhe traga algum benefício fornecendo, mesmo que em pequenas quantidades, algum tipo de nutriente. Avalie cautelosamente o custo benefício à sua saúde.

Colaboração da nutricionista comportamental Samantha Rhein (Unifesp)

Referências:

TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 4ª edição, 2011.

BERA, A; ALMEIDA MURADIAN, LB. Physicochemical properties of commercial samples of honey added with propolis from São Paulo state, Brazil. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(1): 49-52, jan.-mar. 2007.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do saudevitalidade.com

Por: Paola Machado

Fonte: Paola Machado é formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias – Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2020/08/20/uso-de-mel-acucar-ou-agave.htm

Deixe uma resposta