NotíciasNutrição

Uva-passa engorda? Benefícios e malefícios da polêmica fruta seca

Conheça as propriedades da frutinha desidratada que divide opiniões nas festas de fim de ano, especialmente na Ceia de Natal, e veja vídeo com receita proteica e fácil de chocotone com passas no micro-ondas

Ao passarem por um processo de desidratação, as tradicionais uvas se tornam menores, têm sua cor modificada para um tom mais escuro e ficam com um aspecto e textura de alimento enrugado: e assim nascem as uvas-passas, que nada mais são do que frutas secas, especificamente uvas desidratadas. Esse processo pode ser realizado nos mais variados tipos de uvas. E em todas, elas dividem opiniões na ceia de Natal: há quem ame e quem odeie! De toda maneira, a uva passa inunda as mesas das festas nessa época do ano e o EU Atleta conversou com a Nutricionista Ana Paula Arantes para entender melhor as propriedades dessa frutinha seca idolatrada por uns e odiada por outros.

Existem vários tipos de uvas-passas diferentes que podem colorir a ceia de Natal — Foto:( Reprodução/Internet )

Segundo a especialista, a uva-passa pode ser uma excelente aliada na melhora da função intestinal, porque é rica em fibras solúveis e em frutooligossacarídeos – prebióticos, capazes de trazerem benefícios à microbiota intestinal. Além disso, também são fonte de ácido tartárico, um ácido que é fermentado pelas bactérias boas do intestino, auxiliando assim, na melhora do funcionamento intestinal.

A uva-passa não é uma fruta com muito açúcar, mas ao passar pelo processo de desidratação, ela acaba perdendo muita água e deixando o carboidrato muito mais concentrado em poucos gramas da fruta. Em 100g de uva passa podemos encontrar em média 73g de carboidrato, ou seja, temos 70% da composição de frutose. Ela também possui uma boa quantidade de fibras em sua composição. Em 100g da fruta, temos em média 5g de fibras — explica a nutricionista.

Nutrientes, benefícios e contraindicações da uva-passa

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima 

– A uva-passa fornece micronutrientes e minerais como: ferro, potássio e boro.

– O boro tem um importante papel na saúde dos ossos e das articulações, além de acelerar a cicatrização de feridas e melhorar o desempenho cognitivo.

– A uva-passa também contém vitamina C e vitaminas do complexo B.

– Contem diversos compostos fenólicos, como as antocianinas e glicosídeos flavonóis, tem propriedades antioxidante, propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

– Sua casca contém resveratrol, que é um antioxidante que é relacionado com benefícios ao sistema cardiovascular.

– Os flavonóides presentes na uva-passa também têm uma ação vasodilatadora, que previne o envelhecimento precoce e a multiplicação de células cancerígenas, além de estimular as funções hepáticas e o sistema digestivo.

– As catequinas, flavonóides, antocianinas e ácidos fenólicos presentes na fruta desidratada possuem uma importante atividade antioxidante.

– Por fornecer uma boa fonte de potássio, ela deve ser contraindicada para pacientes com insuficiência renal crônica.

– Toda fruta seca é concentrada em açúcar. Por isso, enquanto 100g de uvas têm em torno de 70 kcal, o mesmo peso em uvas-passas chega a 300 kcal, o que indica um consumo com moderação.

De acordo com a nutricionista, as uvas-passas ainda podem ser uma excelente fonte de energia para ser utilizada como pré treino e intra-treino, já que a fruta oferece uma grande quantidade de carboidrato, possui alto índice glicêmico e é prática para o consumo. Pequenas quantidades de uva-passa antes ou durante os treinos podem auxiliar na melhora de performance de corridas ou pedais longos, além de outros tipos de treinos de alta intensidade.

Por: Letícia Spala — Rio de Janeiro

Fonte: Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela UFRJ e pós graduada em nutrição esportiva e estética.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2023/12/22/uva-passa-engorda-beneficios-e-maleficios-da-polemica-fruta-seca.ghtml

Deixe uma resposta