Uva engorda ou emagrece?
A uva emagrece ou engorda? Essa dúvida atormenta muitas pessoas na hora de montar um cardápio saudável.
Mas saiba que as uvas contêm uma série de nutrientes que contribuem para manter a saúde do organismo e pode, de acordo com alguns relatos, atuar também na perda de peso.
Então, no decorrer do artigo vamos conhecer melhor as propriedades e benefícios da uva, além de descobrir se ela engorda ou emagrece.
As uvas
As uvas são frutas extremamente versáteis, e podem ser consumidas in natura, na forma de sucos ou como ingrediente de uma série de receitas.
Por isso, saber se a uva engorda ou emagrece é importante, uma vez que ela pode ser uma ótima aliada da perda de peso, quando usada de forma estratégica.
Foto: Reprodução/Internet
Uma dessas formas é usar a fruta para substituir alimentos menos saudáveis, como doces:
– Uvas geladas podem ser uma ótima sobremesa, e saciar o desejo por doces que aparece normalmente após o almoço.
– Você pode ainda substituir o açúcar em vitaminas e smoothies por uvas, uma vez que elas são frutas muito doces.
Conheça nossa linha de produtos na pagina do Instagram Clique na imagem acima
Então, a uva engorda ou emagrece?
A perda de peso ocorre como um resultado de criar um déficit entre calorias ingeridas e calorias queimadas.
Além disso, é importante ressaltar que a uva é uma fruta com baixa caloria e com apenas 17 gramas de carboidratos para cada 100 gramas do alimento.
Por isso, podemos dizer que a uva, quando inserida em uma dieta equilibrada e saudável, não engorda, e pode inclusive ajudar na perda de peso.
Entretanto, outros fatores podem afetar a relação de um alimento com o emagrecimento, como veremos a seguir:
1. Índice glicêmico
Foto: Reprodução/Internet
O índice glicêmico é uma ferramenta usada para estimar o efeito de um alimento que contém carboidratos nos seus níveis de açúcar no sangue, e podemos interpretá-los da seguinte forma:
– IG abaixo de 50: É considerado baixo
– IG entre 56 e 79: Índice glicêmico moderado
– IG acima de 70: É considerado alto.
Assim, como a uva possui um índice glicêmico de 40, o que é um valor baixo, significa que a fruta não aumenta muito os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, é possível minimizar o Índice glicêmico de um alimento, misturando-o com outros que possuam grandes quantidades de proteínas, gorduras saudáveis ou fibras alimentares.
Isso acontece porque fibras, proteína e gordura fazem com que seu corpo demore mais para digerir seus alimentos, desacelerando assim a liberação de açúcar na corrente sanguínea.
Conheça nossa linha de produtos na pagina do Instagram Clique na imagem acima
2. Quantidade de fibras
As fibras alimentares, além de ajudarem a diminuir o índice glicêmico de uma refeição, também contribuem para a sensação de saciedade e para a saúde do sistema digestivo.
Isso se deve ao fato de as fibras não serem digeridas durante a digestão, o que faz com que elas cheguem praticamente intactas ao intestino.
Assim, elas aumentam a sensação de “estômago cheio” (saciedade), além de combater e prevenir a constipação intestinal.
3. Antioxidantes
Foto: Reprodução/Internet
As uvas, principalmente as de coloração roxa e vermelha, são ricas em compostos antioxidantes, dentre os quais se destaca o resveratrol, além de vitamina C, K e A.
Assim, as uvas podem ter um papel anti-inflamatório no organismo, além de ajudar a combater os efeitos danosos dos radicais livres.
E, justamente por combater a inflamação, os antioxidantes podem ser úteis no combate à resistência à insulina, ajudando a evitar os picos desse hormônio e a fome que esse aumento causa.
Outros benefícios da uva
Além dos benefícios para a saúde que citamos acima, a uva, quando parte de um plano alimentar adequado, pode contribuir para a saúde como um todo, como veremos a seguir:
1. É fonte de potássio
A fruta, assim como o suco de uva integral, possui uma grande quantidade de potássio.
Esse mineral é importantíssimo para a saúde dos vasos sanguíneos, e ajuda a mantê-los flexíveis. Assim, ele contribui para o tratamento e a prevenção de problemas como a hipertensão arterial.
2. Ajuda a proteger os ossos
Os minerais presentes na uva, assim como a vitamina K, podem ser excelentes aliados da saúde óssea, ajudando assim a prevenir problemas como a osteoporose.
Isso acontece porque esses nutrientes participam da fixação do cálcio nos ossos. Mas, para que isso ocorra, é importante ter uma dieta rica em nutrientes e, se possível, praticar atividades físicas regularmente.
3. Ajuda a reduzir o colesterol
Outro benefício da uva é o de ajudar na redução dos níveis de colesterol, devido principalmente à quantidade de fibras alimentares presentes na fruta.
Isso ocorre porque as fibras diminuem a absorção do colesterol e de gorduras durante a digestão, o que acaba reduzindo os seus níveis sanguíneos.
Você costuma comer uvas mais para substituir lanches e refeições que não são saudáveis? Você acha que a uva engorda ou emagrece? Comente abaixo.
Por: Dra. Patricia Leite
Fonte: Dra. Patricia Leite, Dra. Patricia é Nutricionista – CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.
Transcrito: https://www.mundoboaforma.com.br/uva-engorda-ou-emagrece/