Urina com espuma? O que a cor do xixi significa para a saúde
Alterações na cor, no aspecto e no cheiro podem sugerir problemas no corpo; entenda
A urina é um importante marcador da saúde, podendo indicar o nível de hidratação, entre muitas outras condições físicas. Alterações na cor ou presença de espuma na urina, por exemplo, podem sugerir problemas específicos, como a perda de nutrientes. Saiba como identificar o que a cor do xixi significa para sua saúde.
— A urina é uma das principais formas de eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso no nosso corpo. Algumas dessas substâncias têm a capacidade de pigmentar a urina, deixando-a com uma coloração diferente de amarelo claro/translúcido, que é o aspecto normal. Por isso, a alteração da cor na urina sugere a existência de alguma situação anormal — alerta o médico nefrologista e clínico geral José Moura Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Cores de urina podem indicar condições físicas — Foto: iStock
Ele lembra ser importante afastar a possibilidade da existência de algum produto de limpeza no vaso sanitário, o que pode ser um fator de confusão.
— Nem toda alteração é sinônimo de doença. O uso de alguns medicamentos ou vitaminas e até a ingestão de alguns alimentos, por exemplo, podem alterar a coloração e até o cheiro da urina sem isso significar problema de saúde.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
O que é espuma na urina
Em casos de espuma no xixi, trata-se de sinal inespecífico e que pode significar a presença de proteína na urina, que é indicativo de problema renal. Outras condições também podem causar urina espumosa.
— Espuma na urina pode não ter grande significado e, geralmente, a espuma se desfaz rapidamente. Quando existe uma quantidade maior de espuma que permanece por maior tempo, pode significar excesso de proteínas na urina, que, se acompanhado de sintomas, pode ser sinal de cálculo urinário ou infecção urinária. Após a realização de exercícios, a urina pode conter uma maior quantidade de proteínas e apresentar espuma. Certos medicamentos também podem causar maior quantidade de espuma. Na gestação, geralmente é encontrada uma maior quantidade de proteínas na urina, que, em excesso, pode ser sinal de pré-eclâmpsia detalha o médico e patologista clínico Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina e Diagnóstico/Rede D’Or.
O que pode indicar a cor da urina
Foto: (Reprodução/Internet)
– Urina transparente: normal ou excesso de hidratação;
– Urina de cor amarelo clara: normal;
– Urina de cor amarelo escura: urina concentrada, podendo estar associada ao uso de algum medicamento ou, mais comumente, baixa ingestão de líquidos/desidratação;
– Urina de cor amarelo âmbar ou mel: desidratação;
– Urina alaranjada: consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora ou manga) ou doenças do fígado ou na vesícula biliar;
– Urina rosada ou vermelha: pode significar presença de sangue na urina
– Urina de cor castanha ou amarronzada: pode significar sangue na urina ou lesões biliares e/ou hepáticas;
– Urina esverdeada ou azulada: uso de alguns medicamentos (amitriptilina, indometacina ou propofol), consumo de grande quantidade de alimentos que contenha pigmentação verde (bolo confeitado com corantes artificiais verdes, espinafre, aspargo) ou infecção por uma bactéria específica (Pseudomonas aeruginosa);
– Urina preta: pode ocorrer em situações como Doença de Haff ou lesões hepáticas;
– Urina com espuma e efervescência: presença de proteína na urina. Lembrar que o contato com produtos de limpeza no vaso sanitário pode causar espuma na urina.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
O que pode indicar o cheiro da urina
O odor da urina também é um marcador de saúde valioso dentro da observação diária. Em casos de infecções, o xixi pode apresentar odor intenso. O excesso de glicose tem potencial de apresentar odor adocicado, assim como a desidratação também acentua o odor.
Cuidados com a urina
Quantos dias de observação são necessários para saber se é preciso ou não buscar orientação médica? Segundo o presidente da SBN, caso seja uma alteração significativa da cor da urina, como a presença de sangue, isso deve ser investigado o quanto antes, mesmo que tenha ocorrido uma vez só.
— A gravidade e a urgência de cada situação dependem da causa e, portanto, o ideal é que seja investigado com a maior brevidade possível — recomenda o nefrologista.
Portanto, é bom sempre prestar atenção no aspecto, na cor e no cheiro da urina, bem como na frequência de idas ao banheiro para urinar e na existência de sintomas, como dor ou ardor ao urinar.
Juntamente com o histórico e os sintomas, as características da urina podem ser valiosas para uma hipótese diagnóstica. Contudo, as suspeitas devem ser confirmadas por meio de exames laboratoriais ou outros, como ultrassonografia, solicitados em consulta médica.
Somente assim o diagnóstico pode ser realizado ainda nas fases iniciais de alguma doença, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento.
Os especialistas lembram a importância de sempre procurar atendimento médico e nunca se medicar por conta própria.
Quantos litros de água beber?
Foto: (Reprodução/Internet)
O corpo humano é composto de cerca de 60% a 70% de água, sendo imprescindível para a manutenção da saúde. O consumo ideal de água é de, no mínimo, 2 litros diários.
Como não existe uma fórmula única para todas as pessoas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ensina que a quantidade de água ingerida deve corresponder à perda de líquido ao longo do dia. A cor amarela clara ou translúcida indica uma hidratação adequada.
Há ainda outra maneira de calcular a hidratação mínima diária: 35ml multiplicados pelo peso corporal (kg). Por exemplo: uma pessoa que pesa 95kg deve beber, no mínimo, 3,3l de água diariamente.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Úrsula Neves, para o EU Atleta — Rio de Janeiro
Fonte: José Moura Neto, médico nefrologista e clínico geral presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
Helio Magarinos Torres Filho é médico e patologista clínico. É diretor médico do Richet Medicina e Diagnóstico/Rede D’Or.
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/reportagem/2024/09/03/c-urina-com-espuma-o-que-a-cor-do-xixi-significa-para-a-saude.ghtml