NotíciasSaúde em Foco

Tomar café demais para espantar cansaço pode causar efeito rebote

Fonte de cafeína, substância estimulante que garante pique e afasta o cansaço, o café costuma ser um dos principais “companheiros” de quem constantemente sente fadiga no meio do trabalho.

A bebida, de fato, ajuda a despertar e melhora a concentração. No entanto, quando consumido em excesso, o café pode ser prejudicial para a saúde e, inclusive, causar efeito rebote.

Café em excesso pode piorar o cansaço

De acordo com a nutricionista ortomolecular Claudia Luz, consumir café em excesso pode provocar cansaço ainda maior após ele atingir seu pico de ação. Ou seja, logo depois de sentir os efeitos estimulantes da bebida, você acabará experimentando ainda mais fadiga.

Como opção para garantir pique extra sem correr esse risco, a profissional indica ativos como a Alpinia galanga, da família do gengibre. Encontrado em farmácias de manipulação, ele é capaz de dobrar o foco por até cinco horas, sem efeitos colaterais.

A recomendação atual de especialista é que o consumo máximo por dia de café seja de cerca de 400 ml (aproximadamente 3 xícaras ou copinhos).

Exagerar na bebida, além do efeito rebote, pode provocar desconfortos gástricos, irritação, insônia e até mesmo complicações cardíacas, já que o café é um estimulante natural.

Efeitos do café no organismo

Não é só com você: Ciência explica por que o café solta o intestino das pessoas

Café e vontade de evacuar: entenda a relação

Você toma uma xícara de café e, quase que imediatamente, sente que precisa correr para o banheiro? Saiba que o fenômeno é muito comum e tem explicação científica: a bebida, de fato, aumenta a vontade de evacuar.

A cafeína é a principal responsável pela vontade quase imediata de ir ao banheiro depois de uma xícara de café. Substância estimulante, ela favorece os movimentos peristálticos, ou seja, as contrações intestinais que provocam a movimentação do bolo fecal. O resultado é a necessidade de fazer cocô.

A teoria que relaciona a cafeína com a vontade de ir ao banheiro é cientificamente comprovada, mas não é a única. Uma nova explicação sobre os efeitos do café no intestino foi apresentada por uma pesquisa feita pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

De acordo com os estudiosos, até mesmo a versão descafeinada da bebida promove ação que pode soltar o intestino. Para chegar à conclusão, os pesquisadores deram a ratos de laboratório café sem cafeína e descobriram que as cobaias apresentaram efeitos semelhantes.

Portanto, além da ação estimulante da cafeína, outros compostos do café podem estar relacionados ao processo. O próprio café aumenta a acidez do estômago, o que poderia acelerar o trânsito intestinal.

O café, quando consumido em quantidades adequadas, traz diversos benefícios para a saúde, mas em excesso pode causar desconfortos gástricos, irritação, insônia e até complicações cardíacas, já que ele é um estimulante natural.

A recomendação é que o consumo máximo de café por dia seja de cerca de 400 ml, ou seja, aproximadamente 3 xícaras.

Por: PAULO NOBUO

Fonte: Claudia Luz, nutricionista ortomolecular

Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Transcrito: https://www.vix.com/pt/saude/576532/cafe-pode-soltar-o-intestino-e-a-ciencia-explica-o-motivo?utm_source=next_article

 

Deixe uma resposta