Termogênicos naturais: o que são e para que servem os alimentos que ajudam na queima de calorias
Café, canela, gengibre e pimenta são apenas alguns dos exemplos. Veja benefícios, efeitos adversos e duas receitas práticas
Termogênico significa “que produz calor”, segundo o dicionário, mas os alimentos termogênicos vão além: eles apresentam dificuldade de ser digeridos pelo organismo, que precisa consumir maior quantidade de energia e calorias para realizar a digestão. São, portanto, energéticos e auxiliam no aumento do gasto calórico, algo desejado por quem busca emagrecer. É verdade que todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Os termogênicos, como café, chá, canela, gengibre e pimenta, no entanto, se destacam nessa função, pois induzem uma aceleração do metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias.
O gasto calórico em uma dieta que inclua termogênicos naturais fica em torno de 5% a 10% a mais em relação ao gasto energético normal do nosso metabolismo, o que pode auxiliar na perda de peso. Com exceção dos chás e do café, que devem ser evitados por grávidas, lactantes, hipertensos, cardíacos e pessoas com gastrite e úlceras, todos os outros alimentos da lista abaixo estão liberados em qualquer refeição.
Chá verde;
Chá branco;
Chá-mate;
Água gelada,
Água de coco;
Café;
Canela;
Hortelã;
Cavalinha;
Soja;
Alho;
Cebola;
Pimenta vermelha;
Cominho;
Curry;
Canela;
Maçã;
Laranja;
Vinagre;
Folha de mostarda;
Aspargo;
Sardinha;
Bacalhau;
Salmão;
Anchova;
Cenoura;
Gengibre;
Couve;
Brócolis.
Benefícios
Além dos benefícios já citados, a maioria destes alimentos tem importante ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. A nutricionista clínica Marisa Diniz Graça afirma que os alimentos termogênicos são considerados estimulantes, por aumentarem a temperatura interna do corpo e acelerarem o processo de digestão.
– Mas apenas aumentar o consumo de alguns alimentos termogênicos sozinhos não é suficiente. Devemos salientar que é importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, dieta hipocalórica, pobre em gorduras saturadas, além da prática frequente de atividade físicas. Estas são consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético – acrescenta.
Dessa forma, além de ajudar na perda de gordura, os alimentos termogênicos podem auxiliar no controle da obesidade e, consequentemente, na prevenção do diabetes tipo 2.
1. Aceleram o metabolismo;
2. Induzem um maior gasto calórico;
3. São energéticos;
4. Têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combatendo os radicais livres;
5. Auxiliam na digestão;
6. Ajudam no controle da obesidade e na prevenção da diabetes tipo 2.
Os principais alimentos termogênicos que podem ser introduzidos na nossa rotina diária são:
Canela: pode ser usada em pó ou em casca, 1 g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana. Nos dias mais frios, pode ainda ser misturada ao leite desnatado quente.
Pimenta vermelha: pode ser usada como tempero de pratos quentes e saladas. Recomenda-se cerca de 3 a 4 g ao dia.
Gengibre: pelo menos um pedaço de 2 cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, na salada, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Também pode ser colocado na garrafinha de água que você consumirá ao longo do dia.
Café: consumo de café em doses adequadas é considerado um recurso ergogênico no esporte, melhorando a performance nos treinos, desempenho cognitivo, aumentando agilidade e a atenção, além de reduzindo a fadiga. Pessoas com pressão alta, gastrite e problemas cardiovasculares não devem utilizar. Em pessoas com sensibilidade a cafeína pode provocar insônia quando consumido a partir do final da tarde. Na opção de cafeína em cápsulas, o ideal é utilizar suplementos de marcas renomadas ou manipulados somente com o princípio ativo e numa dosagem segura, específica para cada pessoa. Muito suplementos vendidos no mercado possuem dosagem alta, que pode causar efeitos colaterais.
Chá verde: para algumas pessoas, o hábito de consumir chá verde pode estimular o metabolismo e usar a gordura corporal como fonte de energia. Doses diárias podem reduzir a absorção de açúcar no sangue, diminuindo a compulsão por carboidratos e contribuindo também na melhora do trânsito intestinal. O consumo não é indicado muito próximo às refeições principais, pois os compostos presentes no chá verde (taninos) interferem na absorção de ferro.
Malefícios e contraindicações
É preciso ficar atento, entretanto, que o exagero no consumo de alimentos termogênicos pode causar alguns sintomas como:
1. Dor de cabeça;
2. Tontura;
3. Insônia;
4. Problemas gastrointestinais.
A recomendação é não exagerar no consumo diário e sempre consultar um nutricionista.
– Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cautela. Termogênicos não devem ser ingeridos por pessoas que apresentem problemas na tireoide e gestantes. E todos devem também evitar o consumo a noite, pois eles podem causar insônia – alerta a nutricionista.
Receitas
Água de coco e maçã
Ingredientes:
200 ml de água de coco
1 maçã pequena com casca
1 fatia de abacaxi média
1 colher (sopa) de folhas de hortelã
25 g de gengibre
3 unidades de pimenta biquinho sem semente.
Modo de fazer: liquidificar bastante e consumir, de preferência, sem coar.
Banana assada com canela
Ingredientes:
1 banana em rodelas (prata ou maçã)
1 colher (café) de canela em pó
Modo de fazer: leve a banana ao micro-ondas por 40 segundos ainda com a casca. Retire-a e polvilhe com a canela.
Por: Rebeca Letieri, para o Eu Atleta — Rio de Janeiro
Fonte: Marisa Diniz Graça,nutricionista clínica
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/termogenicos-naturais-o-que-sao-e-para-que-servem-os-alimentos-que-ajudam-na-queima-de-calorias.ghtml