Tangerina: calorias, benefícios, tabela nutricional e vitaminas
Confira dicas e indicações de consumo da fruta e aprenda receita de shake de tangerina
Boa para suco, salada de frutas e preparações culinárias e para ser consumida in natura, a tangerina (ou bergamota) é uma fruta muito popular pelo sabor cítrico e pela versatilidade. Com 53 kcal de calorias a cada porção de 100g, a tangerina é rica em vitamina C e fibras, promovendo saciedade e sendo aliada das mais variadas dietas.
— O melhor jeito de consumir tangerina é in natura. Dessa forma, você estará consumindo as fibras e mastigando, e a chance de exceder na quantidade é mínima, diferentemente de um copo de suco. Considerando o seu consumo in natura, você pode aproveitar para incrementar a salada. Ela também pode ser usada para temperar pratos salgados, como aves, peixes e até mesmo carne suína — exemplifica a nutricionista Leticia Canelada.
Porém, apesar da versatilidade, a tangerina não é ideal para todos os consumidores. Em alguns casos, pessoas com refluxo ou gastrite, diabéticos e pacientes com quadros alérgicos devem estar atentos, já que a fruta pode agravar os sintomas.
Tabela nutricional da tangerina (100g)
– Calorias: 53 kcal
– Água: 85g
– Proteína: 0,8g
– Gorduras totais: 0,3g
– Carboidrato: 13,3g
– Açúcares: 10,6g
– Fibras: 1,8g
– Vitamina C: 26,7mg
– Vitamina A: 681iu
– Potássio: 166mg
– Cálcio: 37mg
– Magnésio: 12mg
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Tipos de tangerina
Embora exista uma variedade de tipos de tangerinas, as principais alterações estão ligadas ao sabor e à estética da fruta, apresentando poucas diferenças nutricionais.
– Tangerina Ponkan: popular no Brasil, grande e fácil de descascar;
– Tangerina Murcott: menor, mais ácida e doce, e com a casca mais fina;
– Tangerina Clemenules: menor, sem sementes e muito doce;
– Tangerina Satsuma: originária do Japão, suculenta e fácil de descascar;
– Tangerina Dancy: sabor intenso e casca mais fina;
– Tangerina Cravo: conhecida pelo aroma forte e pelo sabor mais ácido.
— As variações entre os tipos são pequenas, com algumas diferenças em teor de açúcar e acidez. Nutricionalmente, todas são ricas em vitamina C, fibras e potássio ressalta a nutricionista Priscila Reis.
Benefícios da tangerina
Foto: (Reprodução/Internet)
Rica em vitamina C e antioxidantes: por ser uma fruta com grande aporte de vitaminas e antioxidantes, a tangerina ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças crônicas, sendo uma importante aliada da saúde;
Auxilia na digestão: rica em fibras alimentares, a tangerina auxilia na digestão e contribui para a sensação de saciedade;
Baixa em calorias: com aproximadamente 50kcal em porção de 100g, a tangerina é excelente alternativa para lanches gostosos, saudáveis e práticos em dietas de emagrecimento;
Reforça a hidratação: por ser composta por cerca de 85% de água, a tangerina auxilia na hidratação do corpo, sendo ótima opção para manter o bom nível de hidratação até mesmo nos dias mais atarefados;
Rica em potássio: a tangerina é rica em potássio, essencial para a saúde cardiovascular e o controle da pressão arterial, auxiliando na manutenção da saúde e do bem-estar.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Receita de shake proteico de tangerina com maracujá
Ingredientes:
200 ml de água gelada;
Pedras de gelo;
6 gomos de tangerina;
3 colheres de sopa de maracujá (polpa);
1 dose de whey protein isolado (sabor coco)
Modo de preparo:
1. No liquidificador, bata a água, o gelo, a tangerina e o maracujá até que a mistura fique homogênea;
2. Em seguida, adicione o whey protein isolado e bata novamente para incorporar na receita;
3. para finalizar, basta servir o shake e consumir na sequência.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Nalu Dias, para o EU Atleta — São Paulo
Fonte: Leticia Canelada é nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional. Atua em casos de emagrecimento, hipertrofia, síndrome metabólica, doenças autoimunes, transtornos alimentares, reeducação alimentar e qualidade de vida.
Priscila Reis é nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Belém, especialista em nutrição clínica e terapeuta nutricional comportamental.
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2024/07/31/c-tangerina-calorias-beneficios-tabela-nutricional-e-vitaminas.ghtml