Tangerina: benefícios e receitas de 4 sucos para a imunidade
Fruta é rica em vitamina C e tem propriedades antioxidantes, o que é ideal para dar aquele reforço no sistema imunológico. Veja as informações nutricionais
Tangerina, mexerica, bergamota, poncã: são diversos os nome conhecidos da fruta rica em vitamina C. Em tempos de pandemia de Covid-19, que tal adicionar essa fruta e deliciosa ao cardápio, para aumentar a imunidade? A tangerina (Citrus reticulata) possui várias espécies, dentre elas a poncã (ou ponkan), olé, carioca e verona. São frutas cítricas de pele fina e sabor que varia de muito doce a azedo. Colhidas durante o inverno e nativas do sudeste da Ásia, são o segundo maior tipo de frutas cítricas cultivado depois das laranjas. Elas compartilham muitas características, como poucas ou nenhuma semente, sabor doce, cor alaranjada e casca macia que facilita descascar com as mãos, para se consumir os gomos. Saiba mais sobre elas:
Tangerina, rica em Vitamina C — Foto: Internet
1. A poncã, é a mais popular e consumida. Ela tem a casca mais grossa, coloração mais amarelada e, em geral, é mais doce que os outros tipos de tangerina.
2. A carioca é achatada, tem textura rugosa, cor alaranjada mais forte e seu sabor é doce com toque mais ácido.
3. A verona é a espécie mais azeda. Possui sabor marcante e não tem sementes.
4. A olé tem uma pele ligeiramente áspera e seu sabor é mais suave que o da poncã.
Publicidade, loja QUALITY LIFE
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, todos os tipos possuem um perfil nutricional muito semelhante. Têm propriedades antioxidantes e são fonte de minerais, fibras, fitoquímicos bioativos como alcaloides e carotenoides e são excelente fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico: cada 100 g de tangerina contém cerca de 26 g de vitamina C. Além disso, a tangerina também contém minerais como cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre e selênio. Para completar, é zero colesterol e baixa em calorias: uma unidade média tem aproximadamente 40 kcal. A fruta também possui alguns fitonutrientes, como caroteno, criptoxantina, luteína, zeaxantina e licopeno.
– Nosso sistema imunológico trabalha 24 horas por dia para nos proteger de bactérias, vírus, fungos e parasitas infecciosos que causam doenças. O sistema imune é uma rede extremamente complexa de células e molécula que precisa de energia e uma variedade de nutrientes para produzir uma resposta imunológica funcional. Nutrientes específicos impactam os mecanismos fisiológicos envolvidos na resposta inflamatória, como o recrutamento de células imunes e mediadores químicos que se comunicam entre si – detalha a nutricionista.
O que são antioxidantes?
Adriana explica que alguns nutrientes podem atuar como antioxidantes, que neutralizam a produção de radicais livres que ocorre como parte natural da resposta inflamatória. Equilibrar os níveis de espécies reativas de oxigênio durante a resposta inflamatória é uma etapa importante para garantir que nenhum dano injustificado seja feito ao corpo enquanto o sistema imunológico combate uma infecção. Alimentos com propriedades antioxidantes, como a tangerina, auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, portanto.
Publicidade, loja Estação do Bebê
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
Faça seu Pedido 99 98820 – 4792
Micronutrientes e fitonutrientes que atuam como antioxidantes incluem:
– Vitamina E
– Vitamina C
– Vitamina D
– Zinco
– Selênio
– Carotenoides
– Polifenóis
– Resveratrol
– Neste sentido a tangerina é grande aliada, pois é fonte de vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres do corpo e apoia o metabolismo das proteínas e a saúde imunológica. A vitamina C ajuda a melhorar a produção de células brancas do sangue, o principal elemento de nosso sistema imunológico, que protege nosso organismo de invasores estranhos, como vírus e bactérias. Estudos têm mostrado que o consumo de tangerina pode ajudar a prevenir vários tipos de doenças comuns, como resfriado, febre viral, tosse e gripe – completa.
Publicidade, loja NELSON PEÇAS
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
Receitas de quatro sucos
A nutricionista preparou algumas receitas incluindo tangerina para o Eu Atleta:
Suco de tangerina, limão e gengibre
Tangerina, limão e gengibre: combinação boa para a imunidade — Foto: Istock Getty Images
Ingredientes:
1 tangerina descascada sem semente
Suco de 1 limão
1 pedaço de gengibre (2×2) descascado e picado
100 ml de água filtrada
Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente.
Benefícios:
1. Prevenção de doenças cardíacas;
2. A fibra encontrada no suco de tangerina se liga ao excesso de colesterol no trato digestivo, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares;
3. Fortalece o sistema imunológico – a pectina cítrica fortalece o sistema imunológico. É fonte de vitamina C que aumenta a imunidade, perfeito para prevenir e superar resfriados, dores de garganta e gripes.
2. Suco de tangerina, cenoura, gengibre e açafrão
Suco de tangerina com cenoura, gengibre e açafrão — Foto: Istock Getty Images
Ingredientes:
1 tangerina descascadas
1 cenoura média ralada
1 pedaço de gengibre (2×2)
1 colher de café de cúrcuma
100ml de água filtrada
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificar e beba em seguida.
Benefícios:
– As cenouras contêm antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, e inflamação. A vitamina C da tangerina aumenta o sistema imunológico, prevenindo contra resfriados e gripes. Tanto a cenoura quanto a tangerina são fontes de vitaminas e minerais importantes para saúde diária;
– O gengibre ajuda na digestão e tem propriedades antibacterianas que combatem a congestão nasal e dor de garganta. O açafrão é anti-inflamatório e ótimo para o sistema imunológico;
– 250 ml deste suco, atende o valor de vitamina A e vitamina C do dia.
3. Suco de Tangerina com acerola
Acerola é fonte de vitamina C e se junta à tangerina num suco de propriedades antioxidantes — Foto: Istock Getty Images
Ingredientes:
1 tangerina descascadas
50g de acerola
100ml de água filtrada
Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente.
Benefícios:
– Um copo de suco preparado com 50 g de acerola e 1 tangerina já é suficiente para atingir a recomendação diária de vitamina C
– Acerola – é a segunda fruta com maior concentração de vitamina C. Além de vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio. É muito versátil e pode ser consumida in natura, por meio de sucos e em várias outras preparações.
Suco de tangerina com camu camu e cenoura
Suco de tangerina com cenoura — Foto: Istock Getty Images
Ingredientes:
1 tangerina
100 ml de água filtrada
1 cenoura descascada e picada
1 colher de chá de pó de camu camu
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Benefício:
A vitamina C promove a absorção de ferro, portanto, pessoas com condições de anemia, também se beneficiam.
(*) % Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
(**) Valores Diários de Referência não estabelecidos
Ingestão recomendada de Vitamina C (mg/dia)
Período da Vida:
Bebês no primeiro ano de vida (0 a 12 meses): os bebês devem ingerir 20 mg por dia de vitamina C, segundo o Ministério da Saúde (OMS).
Crianças de 1 a 8 anos: 20 mg/dia.
Adolescentes dos 9 aos 13 anos: 30 mg/dia.
Adolescentes dos 14 aos 18 anos: Homens: 75 mg/dia / Mulheres: 6 5mg/dia.
Adultos dos 19 aos 50 anos: Homens: 90 mg/dia / Mulheres: 75 mg/dia.
Idosos com mais de 60 anos: Homens: 90 mg/dia / Mulheres: 75 mg/dia.
Grávidas dos 14 aos 50 anos: 55mg/dia, segundo a Anvisa / Durante o período de lactação: dos 14 aos 50 anos: 70mg/dia.
Informações nutricionais da tangerina
Por: Rebeca Letieri, para o Eu Atleta — Rio de Janeiro
Fonte: Adriana Stavro,nutricionista
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/tangerina-beneficios-e-receitas-de-4-sucos-para-a-imunidade.ghtml