Notícias

Suplementos termogênicos ajudam a emagrecer?

Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli explicam de que forma essas substâncias podem auxiliar na perda de peso, mas alertam: elas não fazem mágica

Emagrecer não é tarefa fácil. Disso não há dúvidas. E é exatamente por isso que, na busca pelo emagrecimento, torna-se muito comum vermos pessoas procurando aquela “fórmula mágica”, aquele alimento, suplemento ou exercício que seja capaz de levar ao objetivo final o mais rápido possível e com o menor desconforto. Água com limão, exercício em jejum, alimentos termogênicos… Certamente quem luta ou já lutou com a balança já se deixou enganar por esses recursos e outros mais. Uns, como a água com limão, são absolutamente ineficazes. Outros, como o exercício em jejum e os termogênicos, são mal interpretados. Então, vamos falar sobre os termogênicos.

Quando usamos um suplemento com o apelo “termogênico”, temos por objetivo aumentar nosso metabolismo basal, ou seja, aumentar nosso gasto calórico em repouso (independente da prática de exercícios). Daí vem a pergunta: isso funciona?

Pimenta, canela e gengibre são termogênicos naturais, mas há também suplementos em cápsulas — Foto:Reprodução/Internet

E a resposta é: depende! O termogênico é capaz de aumentar o gasto calórico basal? Sim. Isso é de fato eficaz? Aí é que mora o problema.

Estudos americanos conduzidos pelo pesquisador Bill Campbell, com homens e mulheres, demonstraram que o consumo de suplementos termogênicos levou a um aumento de 8% na taxa metabólica basal dos avaliados. Esse resultado seria maravilhoso, não fosse o fato de que os efeitos dos termogênicos só durem poucas horas: aproximadamente três horas.

Vejamos o exemplo: uma pessoa que tenha uma taxa metabólica (gasto calórico) basal de 1500 calorias por dia, queima em torno de 63 calorias por hora. Um aumento de 8% na taxa metabólica basal dessa pessoa significa um aumento de 5 calorias por hora. Multiplicado por 3 horas, teremos um aumento de 15 calorias por dia. Ao fazermos esse cálculo, fica claro que é um erro consumir suplementos termogênicos pensando somente no aumento do gasto calórico basal.

Por outro lado, a cafeína presente nesses suplementos pode contribuir para diminuir o apetite. Menos fome leva ao menor consumo de alimentos (calorias), o que pode resultar consequentemente no emagrecimento. Em resumo, os termogênicos podem ser bons aliados no processo de emagrecimento, desde que usados corretamente.

Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli – Campos do Jordão, SP

Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2022/02/08/suplementos-termogenicos-ajudam-a-emagrecer.ghtml

Deixe uma resposta