FitnessNotíciasNutrição

Suplementos nutricionais são benéficos ou geram riscos aos jovens?

Revisão de estudo destaca como proteína e caseína afetam positivamente o crescimento, a saúde óssea e o peso (auxiliando na conquista de uma boa composição corporal) de crianças e adolescentes

Os suplementos nutricionais são popularizados como produtos para atletas. A imagem quase sempre ainda está associada a um indivíduo musculoso ou a competidores de alto rendimento. Aos poucos, porém, o suplemento ganha o mercado da saúde e do “wellness”, na medida em que seu reconhecimento como nutriente e não como “bomba” vai se tornando cada vez mais difundido.

Porém existe ainda um segmento muito resistente ao uso do suplemento, pelo menos na forma em que ele é apresentado no mercado. Trata-se do seu consumo por crianças e jovens em fase de crescimento. Diversas vezes, ao atendermos crianças e adolescentes, nos deparamos com a seguinte situação: pai e mãe entram acompanhando um garoto constrangido pela situação e imediatamente referem: olha o que encontramos no armário dele! O produto “escondido” era um pote de suplemento. Geralmente um hipercalórico ou um pote de Whey Protein.

É claro que em situações como essa é fundamental um esclarecimento detalhado para os pais de que o garoto não está usando nada perigoso ou proibido. Muitas vezes o que falta é apenas uma orientação adequada de uso, porém o que o garoto está usando é muito semelhante ao que a própria mãe já tinha usado para enriquecer o leite quando ele era pequeno.

Um artigo de revisão publicado em março de 2017 na Hormone Research in Paediatrics destaca como whey protein e a caseína afetam positivamente o crescimento, a saúde óssea e o peso (auxiliando na conquista de uma boa composição corporal) de crianças e adolescentes, tanto as saudáveis quanto as que apresentam problemas de má nutrição.

Portanto, está mais do que na hora de derrubarmos conceitos errados e desmistificarmos o uso dos suplementos nutricionais. Eles são excelentes aliados para complementar a dieta também de crianças e adolescentes, pois contém nutrientes fundamentais para o perfeito desenvolvimento do organismo como: carboidratos, proteínas, aminoácidos, fibras e vitaminas.

Por: Gerseli Angeli e Turibio Barros, São Paulo

Fonte: Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com (Foto: EuAtleta)

Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/suplementos-nutricionais-sao-beneficos-ou-geram-riscos-aos-jovens.ghtml

Deixe uma resposta