NotíciasNutrição

Suplementos alimentares: quais os mais utilizados e quem se beneficia?

Nutricionista explica ganhos com uso de suplementação e forma correta de adesão, que deve ser sob acompanhamento profissional

Suplementos alimentares devem ser utilizados para complementarem o seu programa alimentar, e precisam de indicação, dose e momento correto para serem utilizados – são “a cereja do bolo”. A subdosagem não tem eficácia, e a superdosagem pode trazer riscos à saúde.

Sua prescrição deve ser feita após anamnese criteriosa avaliando história clínica, exames laboratoriais, estilo de vida, hábito alimentar, modalidade esportiva (fase, tipo e duração do treinamento) e os objetivos de cada indivíduo.

Suplementação pode ser benéfica para a saúde, mas com cuidados – Foto: (Reprodução/istock)

Alguns exemplos de suplementos utilizados

– Para tratar carências nutricionais: repor vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais isolados ou na forma de “complexos” multivitamínicos e minerais. Lembrando que alguns micronutrientes quando associados podem ter a biodisponibilidade reduzida, como cálcio e ferro competindo pela absorção.

– Para fornecer energia e manter o atleta por mais tempo na prática esportiva

Repositores de carboidratos (gel, goma, bebida, wafel, carboidrato em pó), TCM (triglicerídeos de cadeia média).

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

– Substâncias tamponantes

Bicarbonato de sódio e beta alanina.

– Hipercalóricos

Contém maior valor energético na porção para complementar o valor calórico da dieta. Usualmente composto na sua maioria por carboidratos e podem ser adicionados de proteínas e até gordura.

– Suplementos Proteicos e Aminoácidos

Creatina, glutamina, proteína do soro do leite (whey protein), proteínas vegetais (ex: ervilha, amêndoa, soja, arroz), proteína da carne, colágeno, aminoácidos essenciais, BCAA, Leucina, taurina.

– Nutrientes ou substâncias isoladas

Cafeína, teacrina, nitrato, probióticos, prebióticos, ômega 3, cúrcuma, coenzima Q10, própolis.

A indústria os coloca ainda em “categorias” como pré-treino, intra-treino, pós-treino, revovery. Porém, a escolha do momento e a dose deve ser feita por profissional nutricionista ou médico, com a prescrição sempre individualizada. Importante: atenção à leitura dos rótulos, descrição de ingredientes e dose por porção.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Cris Perroni

Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2024/09/23/suplementos-alimentares-quais-os-mais-utilizados-e-quem-se-beneficia.ghtml

Deixe uma resposta