NotíciasSaúde em Foco

Suor significa perda de peso? Entenda

Saiba a diferença entre transpiração e queima de calorias

É mito ou verdade que suar significa perda de peso? E usar roupa pesada no treino para suar mais ajuda a emagrecer? Antes das explicações, o alerta: transpiração e perda de calorias são coisas diferentes, segundo especialistas.

Transpiração x perda de calorias

Suor durante exercício físico não significa perda de peso – Foto: (Reprodução/Internet)

Existe uma diferença importante entre transpirar e queimar calorias. O suor é uma resposta do organismo para regular a temperatura do corpo e, portanto, não provoca, por si só, queima de calorias significativa capaz de resultar em perda de peso.

Ou seja, se a intenção é perder peso, não adianta nem mesmo ir para a academia malhar com roupas pesadas para aumentar o suor.

— Quando fazemos atividade física, o corpo aumenta a temperatura. E o suor nada mais é do que o mecanismo fisiológico para manter a temperatura corporal — explica a médica endocrinologista Livia Lugarinho, diretora do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Calorias são queimadas durante o exercício físico. A intensidade, a duração e o tipo de exercício determinam a quantidade de calorias consumidas.

Mas o suor observado durante uma atividade física, resultado da tentativa do organismo de resfriar a temperatura em alta, corresponde a água e sais mineiras, e não a gordura.

Portanto, fazer exercícios com roupas pesadas não gera resultado efetivo na perda de peso e inclusive não é recomendado por médicos, por poder colaborar para desidratação do corpo. Uma exceção é o treino em dias muito frios, já que é necessário proteger o corpo da temperatura baixa.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

— Essa ideia mais antiga de utilizar roupas pesadas não tem embasamento científico e é até perigoso, por causa das complicações geradas pela desidratação — complementa a médica.

Entre as complicações causadas pela desidratação estão: tontura, fraqueza, cãibra, insolação, boca seca e urina escura.

Além do mais, nem toda queima de calorias resulta em perda de gordura, como ressalta a nutróloga Gisele Figueiredo.

— A perda de gordura depende de vários fatores, incluindo a quantidade de calorias consumidas em relação às calorias gastas, o tipo de atividade física e a composição da dieta. Para a queima de gordura é necessário déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que gasta.

O ideal é focar em uma dieta balanceada, com uma rotina de exercícios físicos regulares, para uma perda de peso saudável e sustentável.

Importância da hidratação

Foto: (Reprodução/Internet)

Saber quando repor líquidos é muito importante para manter a hidratação durante a atividade física.

— Uma dica é se pesar antes e depois do exercício para determinar a quantidade de líquido perdido. Cada 0,5 kg de peso perdido corresponde a aproximadamente 500ml de água perdida. Por exemplo, se perdeu 1kg durante o exercício, deve beber 1 litro de água para reidratar-se — sugere a nutróloga.

Bebidas esportivas que repõem eletrólitos podem ser benéficas em casos de exercícios prolongados.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Fernanda Lagoeiro, para o EU Atleta — Campinas, SP

Fonte: Livia Lugarinho é médica endocrinologista, mestre e doutora em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Serviço de Obesidade, Transtornos Alimentares e Metabologia (SOTAM) do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE) e diretora do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Gisele Figueiredo é médica nutróloga, formada na Universidade São Francisco (USF), e atua no Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP).

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/reportagem/2024/10/01/c-suor-significa-perda-de-peso-entenda.ghtml

Deixe uma resposta