NotíciasSaúde em Foco

Sua pressão arterial subiu na pandemia? Entenda o porquê

Novo estudo americano mostra que a pressão arterial média aumentou após a Covid-19 e que os exercícios, que ajudam no controle, foram deixados de lado. Médico Luis Fernando Correia explica

Um novo estudo americano mostra que a pressão arterial média aumentou com a circulação do novo coronavírus e que os exercícios, fundamentais para ajudar no controle do problema, foram deixados de lado. Depois de quase dois anos de pandemia de Covid-19, em meio à perda de familiares e amigos, lockdowns, estresse, desemprego e depressão, a pesquisa mostra que a pressão arterial dos americanos disparou.

Cientistas da Cleveland Clinic e do laboratório Quest Diagnostics, nos Estados Unidos, relataram que as medições da pressão arterial de quase meio milhão de adultos tiveram um aumento significativo no ano passado, em comparação ao anterior.

O estudo foi publicado no formato de carta de pesquisa na revista Circulation. Os médicos acreditam que este é um alerta de que mesmo no meio de uma pandemia que já matou mais de 785 mil americanos e interrompeu o acesso aos cuidados com a saúde, as doenças crônicas precisam ser administradas.

Quase metade de todos os adultos americanos tem hipertensão, uma condição crônica que pode ter consequências fatais, embora produza poucos sintomas. Estamos falando de um inimigo silencioso. Com o tempo, o aumento da pressão pode danificar o coração, o cérebro, os vasos sanguíneos, os rins e os olhos. A função sexual também pode ser afetada. Além disso, a hipertensão pode colocar as pessoas em maior risco de doenças graves se estiverem infectadas com a Covid-19.

Os pesquisadores examinaram dados de centenas de milhares de funcionários e familiares em programas de bem-estar que acompanharam a pressão arterial e outros indicadores de saúde, como peso. Os participantes, de todos os 50 estados e do Distrito de Columbia, incluíam pessoas que tinham pressão arterial elevada e normal no início do estudo.

E quais foram os principais fatores que chamaram a atenção dos pesquisadores? Eles observaram que as pessoas não se exercitaram tanto durante a pandemia, não receberam cuidados regulares, beberam mais e dormiram menos. Eles descobriram a pressão arterial das pessoas mudou pouco de 2019 até os três primeiro meses de 2020, mas aumentou muito de abril a dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

Os aumentos aconteceram em homens e mulheres, de todas as faixas etárias. Mas as mulheres tiveram as maiores altas. A idade média dos participantes do estudo era de 45 anos e mais da metade era do sexo feminino.

Os próprios cientistas não sabem ao certo as causas específicas desse aumento geral da pressão arterial, mas os motivos podem incluir aumento no consumo de álcool, diminuição nos exercícios, elevação do estresse, queda nas consultas médicas e menos adesão à medicação.

Os pesquisadores rejeitaram um possível efeito do ganho de peso, conhecido por elevar a pressão arterial, dizendo que os homens no estudo perderam peso e as mulheres não ganharam mais peso do que o habitual.

Esta pesquisa mostra cada vez mais a importância de ir ao médico regularmente, fazer escolhas alimentares saudáveis e praticar exercícios. Com certeza, estes são fatores que vão ajudar a manter pressão arterial em níveis ideais.

Por: Luis Fernando Correia – Washington, D.C., EUA

Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2021/12/08/sua-pressao-arterial-subiu-na-pandemia.ghtml

Deixe uma resposta