Seu bebê chora durante o banho? 6 dicas para tornar o momento divertido
Uma boa higiene diária está entre os cuidados fundamentais com o bebê. E os pais sabem muito bem disso. O problema é que nem sempre atividades como tomar banho, por exemplo, são tão prazerosas para o pequeno como deveriam ser.
Este momento fundamental para a manutenção da saúde pode assustar o bebê e se transformar em um motivo a mais de preocupação para os responsáveis. E o que deveria ser uma oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre os pais e o bebê acaba se tornando um sofrimento.
Como deixar o banho do bebê divertido
Para não assustar o bebê durante o banho, algumas dicas simples ajudam a distrair o pequeno, tornando a atividade mais agradável e divertida. Afinal, a hora do banho deve promover conforto, bem-estar e a aproximação entre os pais e o bebê. Confira:
1. Água morna
Segundo manual da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a temperatura ideal para o banho deve estar entre 35 e 36 graus Celsius. Para verificar se a temperatura está adequada, basta colocar o cotovelo na água, já que essa parte do corpo tende a ser mais sensível.
Para não assustar o pequeno, deixe o ambiente aconchegante e bem quentinho, sem correntes de ar. O banho deve ser rápido, entre 5 e 10 minutos – para não correr o risco da água esfriar.
2. Transforme o banho em diversão
Para evitar o medo do banho, uma dica é fazer o bebê se divertir durante o processo. Os pais podem cantar e interagir com ele, oferecer brinquedos e colocar música para manter o pequeno entretido.
3. Converse com o bebê
Conversar com o pequeno durante o banho, narrando cada movimento da limpeza do corpo, consegue deixar o bebê mais tranquilo. É importante usar um tom de voz suave e que passe segurança.
4. Cuidado ao molhar a cabeça
É comum as crianças ficarem assustadas quando sentem a água diretamente na cabeça ou no rosto. Para evitar que isso aconteça, tente limpar o rosto e o cabelo com uma esponja macia ou toalha úmida – ao menos durante os primeiros banhos do recém-nascido.
5. Crie uma rotina
Se os pais seguirem uma rotina, incluindo o banho no mesmo horário todos os dias, o bebê vai se acostumar mais rápido. Além disso, se a higiene for realizada da mesma maneira – começando pela cabeça, passando pelo tronco, braços e pés, o pequeno não será pego de surpresa.
6. Ajude o bebê a se familiarizar com o banho
Um truque para fazer o pequeno se familiarizar com o ambiente do banheiro é mostrar desenhos animados ou vídeos infantis onde os personagens tomam banho. Desta forma, o bebê vai crescer vendo esta atividade como normal e divertida.
Matéria traduzida do original de VIX espanhol, do autor Daniela Flores.
Por: JESSICA KRIEGER
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Transcrito: https://www.vix.com/pt/bdm/saude-mulher/novos-tratamentos-para-cancer-de-mama-sao-menos-agressivos-e-mais-eficazes?utm_source=next_article