Sete tons de xixi
Ficar de olho na cor da urina ajuda a flagrar doenças e identificar alterações na alimentação. Saiba o que as tonalidades costumam sinalizar
Parece até um pouco nojento, mas é importante observar a cor do xixi. Uma vez que a urina reúne substâncias que até pouco tempo atrás estavam trafegando pelo corpo, ela revela informações pra lá de úteis sobre sua saúde. Conheça agora o que sete diferentes tons podem dizer sobre o estado do organismo:
Ligeiramente amarelo
É a cor ideal: significa que você está bebendo uma boa quantidade de água, o que é fundamental para diluir e descartar toxinas e o excesso de minerais. “Elementos como sódio, potássio e ureia são todos eliminados pela urina”, explica o urologista José Carlos Truzzi, do Fleury Medicina e Saúde.
Transparente
Talvez o consumo de H2O esteja mais elevado do que o seu organismo realmente necessita – daí os rins retiram o excedente da circulação sanguínea. Se o quadro persistir, vale procurar um médico. “É comum que no diabete descontrolado, por exemplo, o indivíduo vá muito ao banheiro e libere um líquido incolor”, relata Truzzi.
Amarelo-escuro ou castanho
Aqui é a situação contrária: a carência nos goles d’água faz o xixi ficar concentrado de ureia e companhia. “Em longo prazo, isso aumenta o risco de desidratação e cálculo renal”, avisa Maria Alice Barcelos, nefrologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Para evitar complicações, basta caprichar na hidratação.
Laranja
“Remédios e suplementos vitamínicos podem deixar a urina nessa cor”, conta o médico Cristiano Gomes, da Sociedade Brasileira de Urologia. Pigmentos de legumes como a cenoura e a abóbora têm efeito parecido, o que não causa problemas. Um laranja forte levanta suspeita de doenças no fígado.
Vermelho
Você comeu beterraba? Componentes dessa raiz tingem o xixi e as fezes. Mas aí não há nenhuma repercussão ruim no corpo. Em todo caso, é bom prestar atenção: a troca de cor também acontece pela presença de sangue. “Aí é preciso investigar, porque alguma estrutura do sistema urinário, como os rins ou a bexiga, pode estar doente”, alerta Maria Alice.
Verde ou azul
A culpa recai sobre o corante azul de metileno, utilizado na fabricação de algumas medicações. Ele é excretado na urina, que, ao misturar as cores, ganha tons esverdeados ou azulados. Na bula dos medicamentos, você encontra informações sobre essas eventuais consequências. Aspargos e a cerveja verde, típica da Irlanda, provocam efeito semelhante.
Espumoso
É natural que, ao cair no vaso sanitário, a urina crie um pouco de espuma. Mas, se surgirem muitas bolhas, fique esperto: você provavelmente está eliminando proteína pelo xixi. “Isso não é normal e pede consulta com um médico”, diz o nefrologista Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo. Às vezes, o motivo é o excesso de proteína na dieta.
E o exame de urina?
O teste é simples e dá vários detalhes em relação à saúde. Ele acusa a concentração de várias substâncias e detecta elementos como sangue, glicose e células de defesa, o que auxilia no diagnóstico de quadros como diabete e infecções.
Por: André Biernath
(Fotos: Dulla/SAÚDE é Vital)
Maria Alice Barcelos, nefrologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo
Fonte: José Carlos Truzzi,urologista do Fleury Medicina e Saúde
Transcrito: https://saude.abril.com.br/medicina/sete-tons-de-xixi/?utm_source=email&utm_campaign=Sade__Semanal__Novo_Modelo_2019&utm_medium=email