Sete hábitos saudáveis que podem reduzir o risco de demência
Médico Luis Fernando Correia detalha estudo que será apresentado em abril; lista “Life’s Simple 7” inclui atividade física, boa alimentação e rotina sem fumo
Uma nova pesquisa que acompanhou mulheres por duas décadas descobriu que sete hábitos saudáveis podem desempenhar papel importante na redução do risco de demência. O estudo será apresentado na 75ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Boston, de 22 a 27 de abril de 2023.
Os sete fatores de saúde cardiovascular e cerebral – Life’s Simple 7 –, da American Heart Association, são:
Sete hábitos saudáveis que podem reduzir o risco de demência — Foto: Reprodução/GettyImages
– Ser ativo;
– Comer melhor;
– Manter o peso saudável;
– Não fumar;
– Controle da pressão arterial;
– Controle do colesterol;
– Ter baixo nível de açúcar no sangue.
“Como agora sabemos que a demência pode começar décadas antes do diagnóstico, é importante aprender mais sobre como os hábitos na meia-idade podem afetar o risco de demência na velhice”, alerta Pamela Rist, do Brigham and Women’s Hospital em Boston, Massachusetts.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
O estudo envolveu 13.720 participantes do sexo feminino, com idade média de 54 anos. Após 20 anos de acompanhamento, os pesquisadores analisaram dados do Medicare para identificar aquelas com diagnóstico de demência. Dos participantes, 1.771 – ou 13% – desenvolveram o problema.
Para cada um dos sete fatores de saúde, os participantes receberam uma pontuação: zero para saúde ruim ou intermediária, um ponto para saúde ideal. A pontuação total possível era de sete. A média foi de 4,3 no início do estudo e 4,2, dez anos mais tarde.
Depois de ajustar fatores como idade e educação, os pesquisadores relataram que, para cada aumento de um ponto na pontuação geral, o risco de demência de um participante diminuía 6%.
Ser ativo faz parte dos sete hábitos que podem diminuir risco de demência — Foto: Reprodução/Internet
Segundo o time de pesquisa, a boa notícia é que fazer escolhas de estilo de vida saudáveis na meia-idade pode levar a uma diminuição do risco de demência mais tarde na vida. Por isso, é importante que as pessoas saibam que, ao tomar medidas como se exercitar 30min por dia ou manter a pressão arterial sob controle, o risco de demência pode ser reduzido.
Por: Luis Fernando Correia – Washington, D.C.
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito:https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/03/22/sete-habitos-saudaveis-que-podem-reduzir-o-risco-de-demencia.ghtml