FitnessNotícias

Sente dor ao pedalar? Veja lesões no joelho que mais atrapalham os ciclistas

Lesões surgem como reação inflamatória seguida de degeneração de tendões, cartilagens e tecidos conectivos, muitas vezes ligados a treino, postura e ajuste na bicicleta inadequados

Se você pedala, certamente, em algum momento já sentiu dor em um ou ambos os joelhos. Estatisticamente, a dor no joelho é a lesão ortopédica mais comum dos membros inferiores entre ciclistas. Um estudo epidemiologico envolvendo 116 ciclistas profissionais revela que 94% dos ciclistas já experimentaram algum tipo de lesão por uso excessivo durante o período de um ano. Destes, 23% relataram dor no joelho.

Assim como em qualquer lesão de esportes cíclicos, as lesões surgem como reação inflamatória seguida de degeneração de tendões, cartilagens e outros tecidos conectivos, muitas vezes ligados a treino, postura e ajuste na bike inadequados. Apesar dos atletas desta modalidade se expuserem a uma carga de treinamento muito maior, de certa forma, já conhecem os próprios limites. Muitos deles também conta com equipe composta por médicos, nutricionistas e fisioterapeutas. Por este motivo, a lesão é muito mais frequente entre os amadores.

De maneira didática, a dor no joelho de ciclistas, divide-se em:

 

Dor anterior (na frente)
Quando seu joelho dói diretamente na rótula (patela). Isso se deve à inadequação da altura do selim, geralmente muito baixo ou muito anteriorizado. Isso, aliado ao forte “bombeamento dos músculos quadríceps (anteriores da coxa), ocorre cisalhamento em toda a articulação. Nestes casos, os tecidos lesados costumam ser tanto o tendão quanto a cartilagem patelar (condromalácia).

Dor na parte posterior
É menos comum. Os tecidos lesados, em geral, são os tendões posteriores. Está ligada a um selim posicionado muito alto ou muito para traz. Também é mais comum entre os que passam muito tempo em bicicletas de engrenagem fixa, pois ocorre o maior uso dos músculos isquiotibiais (posteriores da coxa) para desacelerar o curso do pedal, causando sobrecarga e dor.

Dor medial (no interior do joelho)
Está ligada à colocação inadequada do grampo (clipe) no pedal. Geralmente, os pés estão muito afastados lateralmente da bicicleta, gerando sobrecarga na região interna do joelho. Idealmente, o espaçamento deve ser tal que as cargas dos joelhos para os pedais viagem verticalmente sem empurrar o joelho para dentro ou para fora, o que enfatiza os ligamentos colaterais de cada lado do joelho e pode levar à dor. Os grampos posicionados muito perto do interior de seus sapatos de ciclismo aumentam a distância entre os pés, que podem estressar os ligamentos colaterais internos e causar dor no joelho medial (ou dentro).

Dor lateral (no exterior)
É causada pela clássica síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI) – uma dor que ocorre quando a banda de TI (uma banda fibrosa do tecido conjuntivo que corre do quadril ao longo da coxa até a tíbia) torna-se estressada e inflamada. É uma lesão frequente em iniciantes que, ao tentar maior força para pedalar, tendem a jogar os joelhos para dentro, gerando o atrito da banda fibrossa espessa, o trato ileotibial no ossinho lateral do fêmur, denominado epicôndilo. O atrito crônico entre estas estruturas gera reação inflamatória e degenerativa, cujos sintomas podem atrapalhar movimentos básicos da vida diária, como caminhar, dirigir e descer escadas.

Tratamento
O tratamento das lesões no joelho do ciclista envolve os clássicos recursos regenerativos de fisioterapia, como o laser e ultrassom, seguidos do fortalecimento e reequilíbrio dos grupos musculares. Recursos como a infiltração com ácido hialurônico podem ser utilizados nos casos de lesão cartilaginosa. Outras lesões como a tendinite e o atrito do trato ileotibial podem exigir tratamento cirúrgico.

Como amante do ciclismo, ao meu ver, na fase de retorno pleno ao esporte, o bike fit é fundamental. Trata-se do ajuste ou adequação da bicicleta para o ciclista, em qualquer nível, modalidade e tipo de bicicleta. Portanto, às vezes é trocar ou ajustar a posição de componentes como mesa, pedivela, clip ou o que for necessário para que o ciclista esteja na melhor posição para pedalar, tanto indoor, speed ou mountain bike. Por fim, o treino funcional direcionado à modalidade acompanhado por um treinador experiente e o seguimento com equipe médica do esporte são fundamentais para a melhoria da performance e prevenir recidivas.

Por: Adriano Leonardi, São Paulo


Fonte: Médico do esporte e ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. www.adrianoleonardi.com.br (Foto: EuAtleta)

Transcrito:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/sente-dor-ao-pedalar-veja-lesoes-no-joelho-que-mais-atrapalham-os-ciclistas.ghtml

Deixe uma resposta