FitnessNotícias

Seios grandes podem interferir no desempenho esportivo?

Dores causadas pela movimentação das mamas atrapalham o treino? E atingem também mulheres de seios pequenos? Entenda e veja possíveis soluções para o incômodo

Quem tem seios grandes, muitas vezes, sofre com dores, incômodo e até mesmo insegurança ao fazer exercícios físicos, o que pode atrapalhar a prática e evolução em algumas modalidades. As corredoras costumam ser as mais afetadas pelo tamanho dos seios, pois a corrida é uma das atividades que mais causam o deslocamento da mama e, consequentemente, desconfortos. Mas como resolver esse problema? É preciso fazer cirurgia? Há outras soluções? Para nos ajudar a responder essas perguntas, o EU Atleta conversou com o médico cirurgião plástico Seung Lee, que lista possíveis soluções para quem sente desconfortos gerados pelas mamas durante a prática de atividades físicas, e a esteticista Nany Mota, que fala sobre os cuidados pós-operatório quando a cirurgia é necessária. Acompanhe!

O que causa dores nos seios?

Mulher correndo: escolha um top que dê boa sustentação aos seios, de alças largas – (Foto: Reprodução/Internet)

De acordo com Seung Lee, os exercícios físicos podem melhorar (e muito) a saúde, bem-estar e autoestima das mulheres. É, inclusive, fator preponderante de prevenção para alguns tipos de câncer, incluindo o de mama. Mas, infelizmente, muitas evitam a prática esportiva por se sentirem desconfortáveis ou inseguras em relação aos seus corpos.

A mama é composta por ligamentos de Cooper, que são receptores nervosos. A falta de uma sustentação adequada pode causar um deslocamento da mama, com movimentos para cima e para baixo e em formatos de oito. Esses deslocamentos fazem com que os ligamentos de Cooper se distendam e causem a sensação de dor. Normalmente, quanto maior o tamanho da mama, mais intensa a dor.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Em consultório, notamos que algumas mulheres nos procuram pois possuem desconfortos relacionados aos seios. O tecido das mamas femininas pode ser pesado e sem a sustentação necessária, o que pode causar instabilidade e dores nos movimentos durante e pós-treino. Podem também irradiar desconfortos musculares para as costas, ombros e região do core, já que o peso das mamas durante a prática esportiva pode tensionar esses membros. É importante ressaltar que esses incômodos acontecem tanto naquelas que possuem mamas pequenas quanto grandes explica o médico.

Flacidez

Exercícios mulher mamas – (Foto: Reprodução/Internet)

A esteticista Nany Mota explica que além de dor e desconforto, os movimentos dos seios podem agravar o processo natural de flacidez das mamas. Portanto, é importante ter uma sustentação adequada aos seios durante a prática de corrida e de outros exercícios físicos. Para isso, as mulheres podem recorrer ao modelo de top ideal para correr.

— O uso do top correto para praticar exercício físico é muito importante para não agravar o processo de flacidez. Quem busca uma boa sustentação do seio deve escolher peças bem fixas, confortáveis no corpo e sem folgas. Modelos de compressão e próprios para corridas são os recomendados. Além disso, algumas mulheres optam por usar dois tops, um sobre o outro, durante a prática esportiva, o que gera ainda mais sustentação — afirma a esteticista.

Segundo Nany Mota, a realização de alongamentos e a hidratação também auxiliam nesse processo de evitar a flacidez, além de ter uma alimentação equilibrada para diminuir a presença de radicais livres no corpo, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Soluções

Maior sustentação dos seios: use um bom top

Para recorrer a uma maior sustentação dos seios, o médico cirurgião plástico indica que mulheres usem tops e sutiãs com sustentação extra e adequada. Esse tipo de peça é necessária para amenizar a movimentação, tensão nos ombros e costas e distensão ocasionada pelos ligamentos de Cooper, que, assim como a pele, gorduras e glândulas, formam a mama e são responsáveis pela sustentação e suspensão dos seios.

Musculação

Segundo Seung Lee, apesar de os exercícios não trazerem mudanças diretamente na mama, o treino de musculação com foco em costas, peitoral, braços e região do core pode fortalecer a musculatura e, consequentemente, melhorar a postura e diminuir as dores.

Esportes que geram menos incômodo

natação – (Foto: Reprodução/Internet)

Para solucionar os desconfortos gerados pelas mamas durante a prática de exercícios físicos é recomendado também optar por atividades como caminhada, natação, pilates, que geram menos movimentos das mamas.

Cirurgia

Para Seung Lee, normalmente a cirurgia é necessária apenas quando a paciente continua sentindo dores e desconfortos durante a prática esportiva e para quem está com baixa autoestima e dores nas costas devido ao peso das mamas. Para esses casos, o médico cirurgião recomenda a realização da mastopexia com sutiã interno ou isolada.

— Essas técnicas de cirurgia plástica proporcionam firmeza, estabilidade e ainda um melhor resultado estético a longo prazo para as mamas. É recomendado ainda o acompanhamento pós-operatório com um médico cirurgião plástico, uma esteticista e um profissional de educação física para a indicação dos esportes mais indicados para o seu biotipo e objetivos — afirma Lee

Cuidados no pós-operatório

O ideal é começar com treinos leves e de forma gradual, como caminhadas, quando o médico liberar, o que pode levar dois meses ou mais. Ter um bom acompanhamento no pós-operatório vai garantir uma recuperação saudável, mais otimizada e resultados ainda melhores. Durante esse processo de pós-operatório também pode ser indicado o uso de terapias como o LED, mas cada caso é único.

— O mais importante de tudo é conhecer seu corpo e seus limites, o uso do sutiã cirúrgico é indispensável, afinal ele oferece suporte à mama, facilitando a recuperação e evitando complicações nesse período — completa Nany Mota.

Compartilhe essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Marcela Franco, para o EU Atleta — São Paulo

Fontes: Seung Lee é médico cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Nany Mota é esteticista cosmetóloga, especialista referência em pós-operatório e massoterapeuta.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/reportagem/2024/01/17/c-seios-grandes-podem-interferir-no-desempenho-esportivo.ghtml

Deixe uma resposta