NotíciasSaúde em Foco

Saúde da visão no São João

Faltam poucos dias para a festa mais icônica do Nordeste, o São João. Fogueira, fogos, fumaça… Os olhos sofrem muito nessa época do ano. Conversamos com o médico oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) Vasco Bravo Filho para repassar alguns cuidados necessários para preservar a saúde da visão nesse período. Veja:

– Quais os perigos que faíscas de fogos e fogueiras podem ocasionar caso entrem em contato com os olhos? E caso aconteça, o que fazer de imediato? Lavar pode ser uma opção? Colocar gelo pode também?

Dr. Vasco Bravo Filho: Fogos de artíficio são sempre um perigo se usados de maneira errada. Sempre importante seguir as instruções do fabricante e caso haja alguma contato com faísca ou algum acidentes com alguma substância dos fogos, é importante lavar com soro fisiológico e procurar um médico oftalmologista para avaliar se houve algum dano no olho ou se tem alguma corpo estranho que precisa ser removido.

– Em relação à fumaça da fogueira, aquele ‘ardor’ que sentimos pode ser algum tipo de reação alérgica? O que fazer?

Dr. Vasco Bravo Filho: O ardor se deve às substâncias químicas que irritam os olhos. Caso aconteça, o uso de lubrificantes pode aliviar os sintomas, mas caso não melhore deve procurar um médico oftalmologista.

– Para quem usa lente de contato, é ideal retirá-la enquanto brinca o São João? Existe algum perigo maior para o olho caso aconteça algum acidente com paciente que utiliza lente?

Dr. Vasco Bravo Filho: Não precisa remover a lente. Os cuidados devem ser o mesmo de quem não usa lente de contato. Contudo, caso haja necessidade de manipulação da lente de contato, o paciente deve se certificar de que as mãos estão bem higienizadas e usar os produtos corretos para limpeza da lente.

– Existe um aumento no número de pacientes na emergência por conta desses problemas relacionados aos festejos juninos?

Dr. Vasco Bravo Filho: Sim, existe uma maior número de pacientes que procuram a emergência devido aos fogos de artifício.

– Quais as dicas que o senhor pode dar para quem quer brincar com fogos/fogueira nesta época do ano em relação à saúde dos olhos?

Dr. Vasco Bravo Filho: Sempre usar os fogos de artifício de acordo com as instruções do fabricante e nunca reutilizar os fogos ou caso haja falha ou demora no acionamento do dispositivo, não ir conferir se está aceso ou se falhou. Prudência e responsabilidade é a palavra de ordem quando se fala em utilizar fogos de artifício. Nunca deixar crianças sozinhas sem supervisão de um adulto.

– Lubrificar os olhos com colírio logo após a fogueira pode ser uma boa dica?

Dr. Vasco Bravo Filho: Sim. Mas caso não melhore, deve procurar um médico oftalmologista.

Por: Milton Couto

Fonte: Vasco Bravo Filho, médico oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE)

Deixe uma resposta