NotíciasNutrição

Saiba como dessalgar bacalhau de forma rápida

Acerte o preparo do bacalhau com alguns passos para dessalgar o pescado

O bacalhau é bastante consumido em algumas épocas do ano, como a Páscoa e o Natal. A tradição de consumir o peixe foi herdada dos portugueses e segue até os dias atuais. O gosto delicioso e os benefícios ao corpo humano ajudaram a aumentar a popularidade dos pratos com o pescado. Por isso, muitos consumidores pesquisam sobre como dessalgar o bacalhau da forma correta.

Como dessalgar o bacalhau?

Para dessalgar o bacalhau, em primeiro lugar, retire o excesso de sal na torneira. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.

Como dessalgar bacalhau rápido: veja como fazer Foto: Shutterstock

O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.

Lembre-se, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente.

Como escolher o bacalhau?

A popularidade do pescado não atrai apenas os consumidores, mas também os golpistas que vendem peixes salgados como se fossem bacalhau. A legislação brasileira define que o bacalhau só pode ser produzido a partir de três espécies: Gadus morhua (conhecido como bacalhau do Porto), Gadus macrocephalus e Gadus ogac.

Outros peixes salgados podem ser comercializados, porém devem ser identificados como tal. As nomenclaturas utilizadas são: peixe salgado ou peixe salgado seco. As espécies de peixe salgadas mais comuns são: Ling, Zarbo e Saithe.

Algumas características ajudam o consumidor na escolha do legítimo bacalhau. Veja algumas dicas:

– Os peixes das espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac são largos e podem ser cortados em lombo;

– O rabo do legítimo bacalhau é reto ou apresenta uma leve curva interna. Vale destacar que a coloração é uniforme e não apresenta variação. Ao contrário dos peixes salgados, que possuem coloração branca na extremidade;

– A dica anterior também vale para as outras partes do bacalhau, que possuem cor palha. Os pescados brancos são peixes salgados;

– A pele do bacalhau legítimo é retirada com facilidade

Benefícios do bacalhau

Foto: Reprodução/Internet

O pescado também é conhecido como um aliado da saúde, visto que possui boa concentração de vitaminas A, D e E, ômega-3 e minerais como o cálcio e o fósforo. Essas substâncias auxiliam no controle do colesterol, retardam o envelhecimento precoce, auxiliam no desenvolvimento e crescimento, melhoram a imunidade e combatem a ansiedade e a depressão, explica a Associação Brasileira de Nutrologia.

O bacalhau também possui selênio e triptofano. Ele contribui para evitar doenças cardiovasculares, autoimunes e inclusive na melhora dos sintomas da ansiedade. Vale destacar que o peixe possui baixo teor de gordura e boa quantidade de proteína, cerca de 23 g a cada 100 g do pescado. Contudo, o bacalhau precisa ser preparado com cuidado. O peixe possui grande quantidade de sal por causa do processo de salgamento e, por isso, precisa ser dessalgado corretamente.

Receita com bacalhau

Apesar dos benefícios do bacalhau, o consumidor deve prestar bastante atenção ao preparo do alimento. A adição de alguns molhos, óleos e acompanhamentos podem transformar um prato saudável em um problema para a saúde.

Por isso, separamos uma receita gostosa e saudável com bacalhau. Veja a seguir:

Bolinho de bacalhau

Ingredientes:

– 200 g de bacalhau

– 200 g de mandioca

– 1/2 cebola média

– 2 dentes de alho

= coentro

= 1/2 xícara de chá de aveia

– azeite

– 1 ovo

– sal

– farinha de trigo

Modo de preparo:

Após dessalgar o bacalhau, refogue-o em uma fritadeira com um fio de azeite, alho e cebola. Mantenha o peixe em fogo baixo até ficar dourado. Depois, cozinhe a mandioca até ficar macia. Após esfriar, misture o bacalhau, o ovo e a mandioca em um recipiente. Em seguida, adicione aveia e coentro a gosto, também acerte o sal. Misture tudo até tornar uma massa homogênea. Passe o azeite nas mãos e faça bolinhos. Unte a forma e leve os bolinhos ao forno preaquecido em 180° por 30 minutos.

Torne-se um associado e tenha acesso ao nosso e-book completo sobre bacalhau. Nossos associados também têm acesso a outros e-books sobre alimentação e saúde, tecnologia, finanças. Veja nosso artigo sobre azeite de oliva e o resultado do nosso último teste comparativo realizado com o produto. Ele é bastante utilizado em pratos com o pescado, como na receita que trouxemos.

Por: Redação PROTESTE

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia

PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Transcrito: https://minhasaude.proteste.org.br/saiba-como-dessalgar-bacalhau-de-forma-rapida/

PROTESTE possuem o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7747.

Deixe uma resposta