NotíciasSaúde em Foco

Ritmo biológico de cada um influencia no ganho de peso, performance e saúde

Ganhadores do Prêmio Nobel ajudaram a explicar como plantas, animais e seres humanos alinham seus relógios biológicos e que reflexos o desequilíbrio desse ritmo pode ter. Confira!

Nesta semana foram divulgado os ganhadores do Prêmio Nobel de medicina, e os três pesquisadores laureados produziram um vasto conhecimento sobre o ciclo cicardiano e seus mecanismos. Esses pesquisadores ajudaram a explicar como plantas, animais e seres humanos alinham seus ritmos biológicos. De maneira precisa, cada fase diferente do dia, direciona a nossa fisiologia. Esse ritmo influencia no sono, na temperatura corporal, na produção de hormônios, no comportamento e no metabolismo. Quando algo desequilibra esse ritmo, a saúde pode ser afetada. Os reflexos podem ser:

– Alteração de comportamentos alimentares
– Metabolismo desregulado
– Ganho de peso
– Diminuição da performance
– Alteração da microbiota intestinal

O relógio circadiano é responsável por controlar o processamento dos alimentos, regulando a expressão de diversas enzimas e hormônios envolvidos nesse processo. As principais moléculas envolvidas nesse processo são as proteínas Clock, codificadas pelos genes Clock. Essas proteínas (fatores de transcrição) são consideradas “máquinas” moleculares que controlam de maneira precisa os ritmos circadianos.

Existem diferenças individuais nesses ritmos, que dependem de alguns fatores externos, mas também são fortemente influenciadas pela genética. Os genes Clock possuem diferentes variações e essas variações têm sido amplamente estudadas e associadas a diversos distúrbios que podem ser desencadeados pela falta de sono por exemplo.

Como o metabolismo é fortemente influenciado pelo ritmo circadiano, tanto fatores externos, como a falta de sono, ou fatores internos como as alterações genéticas, podem ocasionar um aumento de peso e prejudicar o desempenho esportivo. Estudos indicam que indivíduos submetidos à mesma dieta, mas com regimes de sono diferenciados, apresentaram diferentes respostas tanto na perda de peso, quanto na performance esportiva.

De maneira prática, uma alteração nesse ciclo por privação de sono, fuso horário, entre outros, pode ter efeitos diferentes em cada um, dependendo da sua composição genética e de alguns fatores ambientais. Cada um deve respeitar o seu ciclo e levar a serio as necessárias horas de descanso.

Referências:
Aoyama S and Shibata S (2017) The Role of Circadian Rhythms in Muscular and Osseous Physiology and Their Regulation by Nutrition and Exercise. Front. Neurosci. 11:63.
Harfmann BD, Schroder EA, Esser KA. Circadian rhythms, the molecular clock, and skeletal muscle. J Biol Rhythms. 2015 Apr;30(2):84-94.

Por: Lia Kubelka Back, Florianópolis

 

Fonte: Mestre em biotecnologia e doutora em biologia celular e do desenvolvimento com habilitação em genética molecular humana pela UFSC. É membro da American Society of Human Genetics e do Institute for Functional Medicine. Hoje é diretora técnica do Biogenetika, centro de medicina individualizada. (Foto: EuAtleta)

Transcrito:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/ritmo-biologico-de-cada-um-influencia-no-ganho-de-peso-performance-e-saude.ghtml

Deixe uma resposta