Redução do peso impacta a saúde e o desempenho esportivo?
Nutricionista explica importância do balanço energético negativo na perda de peso. Diminuição da gordura corporal impacta exames laboratoriais e, no esporte, reduz sobrecarga de articulações
Estudos mostram que a diminuição do peso traz impactos positivos tanto para a saúde, quanto para o desempenho esportivo. Entretanto, não basta perder peso: é preciso diminuir a gordura corporal e o aumentar a massa muscular.
Para alcançar esse objetivo, você precisa de um balanço energético negativo: reduza a ingestão energética e aumente o gasto energético, por meio da prática de exercício físico. Além disso, adote uma dieta apropriada e exercícios de resistência (aeróbicos) e de força. Não há ganho de massa muscular sem estímulos, treinamento de força.
Na saúde
Cerca de 60% da população apresenta excesso de peso, e 25% tem obesidade. A obesidade possui alta correlação com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, esteatose hepática, apneia do sono, alguns tipos de cânceres e hiperuricemia.
A redução de 5 a 10% do peso tem impacto positivo na melhora de exames laboratoriais, assim como no tratamento de doenças crônicas não-transmissíveis.
Redução do peso impacta a saúde e o desempenho esportivo? — Foto: Reprodução/ Internet
No esporte
Quanto maior for o peso, maiores também serão:
– O gasto de energia para colocar nosso corpo em movimento;
– A sobrecarga para articulações e o risco de lesões;
– O risco de superaquecimento: a gordura corporal é um isolante térmico. Quando concentrada em excesso, ela dificulta a dissipação do calor, favorecendo o aquecimento corporal. Atletas com menor percentual de gordura dissipam melhor o calor.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Estudos mostram que a redução do peso favorece o desempenho esportivo em esportes de endurance, como o ciclismo e a corrida. A redução de 10kg, em corredores de meia maratona, pode diminuir em até 10 minutos o tempo final.
Evite dietas com alta restrição energética, abaixo da taxa metabólica basal (o quanto você gasta de calorias para manter as funções vitais do corpo) e com exclusão de grupos. Essas tem alta correlação com transtornos alimentares e perda de massa muscular.
A recomendação para redução de peso é de perder de 0,5kg a 1kg por semana, para evitar ou minimizar a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso. Com o objetivo de evitar perda de massa muscular e até ganhar, utiliza-se maior proporção de proteína na dieta (em torno de 2g de proteína/kg de peso).
Por: Cris Perroni
Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2023/03/13/reducao-do-peso-impacta-a-saude-e-o-desempenho-esportivo.ghtml