Razões para praticar atividades ao ar livre
Já é sabido que a prática regular de exercícios físicos, seja um esporte, em uma prazerosa dança ou, até mesmo, naquela saudosa brincadeira da infância, libera o hormônio – endorfina, melhorando assim o humor e a autoestima. Além disso, junto à uma cardápio saudável, também ajuda a combater e até prevenir o estresse e a depressão. Mas, se a rotina corrida dificulta uma ida à academia, praticar atividades ao ar livre pode ser a solução em muitos casos, principalmente em épocas de temperaturas elevadas.
A fisioterapeuta do Espaço Fluir, Monique Ayala, conta que toda a pessoa iniciante em alguma prática esportiva deve começar devagar e não exagerar para não sobrecarregar seu corpo. “Em toda atividade física, o ideal é que se mantenha a regularidade para atingir os objetivos, seja ele qual for, por isso deve-se achar algo que dê prazer”, destacou a profissional.
Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza trará bons resultados Foto: Internet
Entre as sugestões de Monique Ayala estão caminhada, pedalada, corrida, skate, patins, slackline, calistenia e treinamento funcional. “Pessoas que moram em cidades litorâneas podem praticar atividades na areia, como altinho, futevôlei, vôlei, futebol, frescobol, beach tênis ou atividades aquáticas como natação, surf, stand up paddle e kitesurf”, lista.
“Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza trará bons resultados”, avalia a fisioterapeuta. No entanto, ela ressalta que é primordial que os praticantes estejam com seus exames médicos em dia.
Monique Ayala recomenda que o praticante busque ajuda de um profissional de educação física, mantenha uma dieta equilibrada, evite os horários mais quentes, use roupas adequadas, filtro solar e hidrate-se.
Confira os benefícios da prática de atividades ao ar livre
– Fatores que geram estabilidade (terreno irregular, variações de temperatura e resistência ao vento) deixam o treino mais extenuante e gastam mais energia
– Ao ar livre perde-se a noção do tempo e a atividade pode demorar mais tempo
– O ambiente externo é um fator motivador
– Não há rotina
Por: conquiste sua vida
Fonte: , Monique Ayala, fisioterapeuta do Espaço Fluir
Transcrito: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/razoes-para-praticar-atividades-ao-ar-livre_a384/1