Radiologista elenca mitos e verdades sobre a Ultrassonografia
Que os exames de imagem são fundamentais para o diagnóstico precoce e preciso de algumas doenças todo mundo já sabe. No entanto, algumas dúvidas ainda pairam sobre esse tipo de tecnologia. Pensando em desmistificar a ultrassonografia é que a Dra Beatriz Maranhão, do Lucilo Maranhão Diagnósticos, elencou as principais dúvidas acerca dos exames de imagem.
– Ela não utiliza radiação. O principio da ultrassonografia são emissão de ondas de Ultrassom (não audíveis) e posterior formação das imagens.
– Não tem contra indicação. Qualquer pessoa em qualquer idade pode fazer
– Possui alta definição, proporcionando um diagnóstico preciso.
– Não utiliza meios de contraste iodados
– É utilizada para guiar procedimentos, identificando um caminho mais seguro para a realização de uma biópsia, ou passagem de um cateter, por exemplo. Com a ultrassom é possível identificar a localização exata de um tumor durante uma cirurgia.
– O profissional que realiza o exame é um médico, que na maioria das vezes fez uma especialização de 3 a 4 anos na área de diagnóstico por imagem.
– Nem todas as estruturas abdominais podem ser analisadas pelo ultrassom. O trato gastrointestinal, por exemplo, tem sua avaliação limitada por conta da presença de gases no seu interior.
– Nem todos os exames de ultrassonografia precisam de preparo específico.
– Ultrassonografia mamária e mamografia são duas coisas diferentes. A mamografia é indicada para pacientes acima de 40 anos. A mama a partir dessa idade apresenta maior conteúdo de gordura, tornando-a mais densa, desta forma, a mamografia consegue avaliar microcalcificações que não podem ser vistas no ultrassom. Já a ultrassonografia de mama permitirá apenas a identificação de nódulos e sua diferenciação em nódulos sólidos, císticos ou misto.
– Apenas nos exames ultrassonografia do abdome total, aparelho urinário, próstata e pélvico é recomendado a bexiga estar cheia. Nesses exames recomenda-se então que o paciente beba de quatro a cinco copos de 200ml de água ao chegar a clinica.
– A bexiga não enche instantaneamente, e o ritmo da filtração pelos rins varia entre as pessoas.
- Não é possível diagnosticar qualquer tipo de doença com o ultrassom. Assim como os outros métodos, a USG tem suas indicações.
Por: Carol Dias, Acessóra de Comunicação
Fonte: Dra Beatriz Maranhão, do Lucilo Maranhão