Quero começar a pedalar. Como iniciar no ciclismo? Confira 9 dicas
“Quero começar a pedalar, mas como posso iniciar no ciclismo?”. Muitas pessoas que desejam se aventurar sobre duas rodas possuem dúvidas em como introduzir a atividade em sua vida. Felizmente, não é preciso ter uma superbike e nem ter extrema resistência física para começar a pedalar. Com algumas dicas, você aprenderá como começar no ciclismo de forma gradual.
O ciclismo é uma atividade física que atrai muitos praticantes em todo o mundo. O motivo? O exercício traz um verdadeiro “combo” de benefícios aos seus praticantes: andar de bicicleta emagrece, melhora a resistência muscular, traz baixo impacto às articulações e oferece benefícios à saúde mental.
Só de ler algumas das principais vantagens do exercício, é provável que você já se sinta motivado a praticar, não é mesmo? Se a resposta for positiva, siga a leitura e confira 3 dicas para começar a pedalar.
(Foto:Reprodução/Internet)
1. Comece mesmo sem ter praticado nenhuma atividade física
O cenário é previsível: você deseja começar a pedalar, mas há muitos anos não pratica nenhum tipo de atividade física. Assim, começar a praticar ciclismo parece ser algo distante de suas capacidades, um verdadeiro desafio. No entanto, não se engane: até mesmo pessoas sedentárias podem andar de bicicleta.
Comece aos poucos, pedalando em áreas planas da cidade, como ciclovias e parques. Fique atento a como o seu corpo responde aos primeiros minutos ou horas da pedalada. Lembre-se de não exagerar e não sobrecarregar o seu corpo. Os pedais devem evoluir de forma gradual, com o tempo e a regularidade, você conseguirá pedalar cada vez uma distância maior e com menos fadiga muscular.
2. Tenha os acessórios adequados
Não há como negar que os acessórios adequados fazem toda a diferença durante o pedal. Por isso, de início, dê preferência para adquirir aquelas peças verdadeiramente indispensáveis, como o capacete e bermuda para ciclismo com forro.
O capacete de ciclismo é item obrigatório para ciclistas iniciantes e de níveis avançados, pois previne possíveis danos de quedas ou de acidentes entre a bicicleta em trilhas e mesmo contra automóveis. Sempre o utilize, até mesmo em passeios realizados em locais mais calmos.
Já a bermuda de ciclismo com forro evita possíveis lesões decorrentes dos treinos. Uma boa bermuda ou bretelle de ciclismo protege o corpo contra o impacto do selim, elimina o acúmulo de suor e o calor durante o exercício e ajuda na proteção das pernas em uma eventual queda.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
3. Prepare um “kit” sobrevivência
Ter um kit sobrevivência consigo é importante até mesmo em trajetos curtos. Carregue uma garrafinha de água para hidratar e tenha algo para comer, como uma fruta ou barrinha de cereal. No início, você entenderá como o seu corpo funciona e, para evitar sustos, é importante ter alguns itens na mochila.
Também não deixe de ter sempre em mãos ferramentas para realizar pequenos consertos, como uma bomba de ar, chaves apropriadas, um kit remendo e câmara de ar. Se você estiver em um lugar mais afastado ou pensa em fazer uma trilha, esses itens são ainda mais indispensáveis. Além de ter os equipamentos, você deve aprender a fazer manutenções de emergência.
Trocar pneu, substituir a câmara furada e ajustar o câmbio ou freios são habilidades básicas se você deseja se aventurar nos pedais. Esses problemas são comuns durante o pedal e, para não ter que depender de outras pessoas ou esperar ajuda, é melhor aprender a solucionar essas questões. Dessa forma, você consegue solucionar uma grande gama de problemas que possam surgir.
4. Cuide da sua segurança durante a prática
Até esse ponto, você já conhece os acessórios básicos de segurança, como uso de capacete e luvas, não é mesmo? No entanto, existem outros equipamentos que garantem maior proteção enquanto você pedala, reforçar esses aspectos é fundamental, bem como a atenção e devida precaução nos trajetos de bike.
O uso de roupas com cores chamativas e material reflexivo é o mais indicado para que você se destaque entre veículos e pedestres. Além disso, colocar luzes sinalizadoras tanto na parte traseira quanto na dianteira da bike também são alertas. Existem também adesivos refletores e campainha de alerta que podem ser aplicados na sua bicicleta para indicar a sua presença.
Para uma prática mais formal — principalmente se você quer evoluir e começar a participar de trilhas e competições — os aparatos tecnológicos são essenciais. Medidores de velocidade, tempo, distância e até um monitor de batimentos cardíacos podem ser muito úteis, assim como o uso de GPS.
(Foto:Reprodução/Internet)
5. Escolha uma bicicleta apropriada
Esse é um dos fatores primordiais antes de começar a atividade física. Afinal, a bike será o seu instrumento para deslocamentos e, caso não seja apropriada para isso, poderá render dores de cabeça. Então, pesquise e converse com quem tem mais experiência para saber qual bicicleta é mais aconselhada para quem é iniciante, já que investir em um modelo de última geração pode ser um gasto desnecessário nesse momento.
Antes de tudo, é preciso considerar o tipo de ciclismo que você quer praticar. É ciclismo em trilhas? Ou ciclismo urbano em ruas, parques e ciclovias? Tudo isso deve ser pensado antes da compra. Lembre-se também que a beleza não é tudo, aquela bike linda nem sempre será a ideal para você. Por isso, confira o desempenho dos freios, suspensão, tipo de pneu e outros fatores.
São várias as possibilidades e você precisa pensar também no seu biótipo, como peso e altura. Assim, a bicicleta escolhida oferecerá o máximo de conforto para a sua pedalada, assim como evitará dores indesejadas por não estar adequada. Fazer ajustes específicos, como o bike fit, também é uma boa pedida.
(Foto:Reprodução/Internet)
6. Evite locais perigosos e desconhecidos
É natural querer explorar lugares quando você começa a pedalar. Contudo, é recomendável pedalar apenas por locais que você tem familiaridade, sobretudo quando se está iniciando nos pedais. Procure por trajetos que você já conheça, dê preferência a ciclovias e ciclofaixas.
Dessa maneira, você começa a se acostumar com a atividade e a ganhar confiança, além de se adaptar à bike e aos acessórios. Aos poucos, quando você for ganhando confiança no que está fazendo, comece a percorrer lugares mais tranquilos, que tenham pouco movimento e o fluxo de veículos seja menor.
No Google Maps já é possível encontrar quais regiões possuem ciclovias. Portanto, aproveite a facilidade que a tecnologia agrega e pesquise por locais ideais para você pedalar com mais segurança. Assim que você tiver mais experiência, será mais fácil explorar outros espaços.
7. Respeite sempre os seus limites
Por mais que o ciclismo seja uma atividade que dá uma sensação maravilhosa de liberdade em que o vento no corpo estimula a pedalada, não esqueça de respeitar seus limites físicos. Pessoas que fazem quilometragens longas não começaram percorrendo grandes distâncias, e você também não deve ser assim!
Por mais que seja bom superar suas próprias metas, conhecer seus limites evitará desgaste físico, fadiga e dores musculares que podem comprometer seu treinamento nos próximos dias. Mas não é só com as distâncias que você precisa se preocupar, o ritmo da pedalada também é importante. Pedalar mais forte fará com que você canse mais rápido e, além disso, nem sempre as bikes voltadas para iniciantes aguentam movimentos mais fortes.
Portanto, para aproveitar ao máximo essa experiência é melhor ir devagar no começo, somente após passar por um período de adaptação aos equipamentos e do seu próprio corpo é que você poderá ir mais rápido. Até por que você não quer ter que parar no meio da pedalada para pedir ajuda de alguém por não estar bem, certo?
8. Mantenha uma distância segura dos veículos
Se você já tem confiança suficiente para andar no meio do trânsito, é preciso ter muito cuidado para evitar acidentes ou quedas. Dependendo da velocidade em que você estiver pedalando, qualquer contato com um veículo, meio-fio ou qualquer objeto pode levar você ao chão e causar machucados graves.
Mesmo que intuitivamente você comece a andar mais perto do meio-fio para ficar mais distante dos veículos, observe se o distanciamento realmente é seguro. Os ciclistas são mais vulneráveis em meio ao trânsito, e é por isso que os cuidados devem ser redobrados. Andar muito rente à beira da rua só fará com que os carros comecem a fazer mais pressão para que você se afaste. Para ter mais segurança, procure não andar na contramão e transite em locais menos movimentados. Ou, se preferir, é possível até mesmo buscar por trilhas fora da cidade para ficar longe do trânsito.
O Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a distância mínima entre os veículos e ciclistas deve ser de 1,5 metro. Esse espaço foi determinado para dar mais segurança aos ciclistas e impedir possíveis acidentes. Caso você esteja com um grupo de ciclismo, manter o distanciamento lateral, na parte traseira e dianteira, também é fundamental, além de que todos devem estar pedalando no mesmo ritmo.
9. Invista em roupas adequadas para ciclistas
Além da bike ser adequada, as roupas apropriadas são essenciais para começar a pedalar. Com a vestimenta certa, você terá mais comodidade e conseguirá fazer os movimentos sem dificuldades. Existem vários modelos no mercado, como camisas, bermudas e bretelles criadas especialmente para ciclistas.
Essas roupas aumentam o desempenho, pois evitam que você canse e ainda ajudam na transpiração, pois o suor evapora com rapidez. Os tecidos são específicos e possuem forro que garantem mais conforto e evitam problemas como assaduras. Dessa forma, a sua performance será melhor e você ainda terá mais segurança.
Conseguiu tirar suas dúvidas de ciclismo como começar? Não há segredos para iniciar na atividade, basta adquirir roupas e equipamentos certos, assim como se deve ter força de vontade. Quando você já sabe como começar a pedalar, é só manter o cronograma de treinos até atingir o nível desejado!
Por: Cycle7
Fonte: https://blog.cycle7.com.br
Transcrito: https://blog.cycle7.com.br/como-comecar-a-pedalar/