NotíciasSaúde em Foco

Querendo sair do sofá? Médico lista melhores atividades para iniciantes

Durante participação no oitavo episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, Gustavo Magliocca, médico do esporte e do clube Palmeiras, afirma que as pessoas sabem que não está tudo bem ficar parado e diz que elas precisam se mexer.

Ao ser questionado pela apresentadora Mariana Ferrão de como convencê-las a transformar a atividade física em hábito, o médico diz que é preciso ver a realidade de cada um, se organizar e se movimentar.

“Não adianta querer se mexer duas vezes na semana, você tem que se mexer de 4 a 5 vezes, no mínimo, para que seu corpo tenha os benefícios da atividade física, ainda que sejam 30 minutos por dia e com algum nível de orientação.”

As melhores atividades físicas para quem está querendo começar, opina o médico, são as atividades cíclicas individuais, como corrida, caminhada, ciclismo e natação. “São atividades que se você sabe fazer, não depende de ninguém e consegue ir lá com uma orientação de um profissional que pode estar longe de você no momento, mas que te manda uma orientação escrita, você vai lá, aplica e faz. Por exemplo, a caminhada e corrida são extremamente democráticas, você faz em qualquer lugar”, ressalta.

Foto: Reprodução/Internet

De acordo com o médico do Palmeiras, é importante montar uma semana de exercícios sempre variando os estímulos e com atividades que tenham como principal ação o condicionamento aeróbio, a força e a flexibilidade, visando o desenvolvimento físico.

Um outro ponto levantado pelo especialista é as pessoas não quererem só fazer atividades que lhe dão prazer, segundo ele, elas também precisam entender que muitas vezes será necessário complementar. É o que ele chama de equilíbrio entre o esporte o exercício.

Ele usa como exemplo Fernando Medeiros, comentarista de basquete e ex-BBB, que também participou da conversa, e diz que ama e joga basquete, mas também faz musculação para manter a massa magra.

“Esse equilíbrio entre esporte, aquilo que te dá prazer, aquilo que você quer como prática, e aquilo que você tem como complemento, a gente precisa, é necessidade física, é importante para que você tenha saúde”, explica.

Gustavo costuma dizer aos seus pacientes que saúde não é ausência de doença, e estar em casa sem estar doente não quer dizer que você está saudável. Usando como analogia as pilastras de um prédio, ele diz que as cinco pilastras/pilares da saúde são: atividade física regular, alimentação, hidratação, sono e saúde mental.

“Uma base bem feita faz com que você tenha uma vida tranquila, com menos doenças e menos preocupações.

Ele continua: “Se você negligenciar a atividade física, você está negligenciando a sua saúde, um dos pilares do prédio, você não pode correr esse risco. Cuide do seu corpo, queira bem você mesmo e as pessoas que você ama.”

E quando bater a preguiça e der vontade de ficar no sofá, encoraja Gustavo, faça um esforço, levante a cabeça e vá fazer seu exercício. “Durante não vai ser bom, as pessoas acham que durante fica bom, não, mas aos poucos vai mudando, e no final a sensação é de dever cumprido, isso vai fazer bem para você”, finaliza.

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.

Por: Fernando Medeiros

Gustavo Magliocca

Colaboração para VivaBem

Fonte: Gustavo Magliocca, médico do esporte e do clube Palmeiras

Fernando Medeiros, comentarista de basquete e ex-BBB

Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/02/13/querendo-sair-do-sofa-medico-lista-melhores-atividades-para-iniciantes.htm

 

Deixe uma resposta