NotíciasSaúde em Foco

Quer dormir bem? Não beba à noite

Estudo mostra que mesmo pequenas quantidades de álcool à noite podem alterar o equilíbrio e a arquitetura do sono em 9%, e grandes quantidades alteram em pelo menos 39%. Entenda

Semana passada falamos sobre a importância do sono para garantir uma boa performance esportiva e demos algumas sugestões de mudanças de hábitos para conseguirmos uma boa higiene de sono. Uma delas foi diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcóolicas antes de dormir. Mas aí você pensa: mas o álcool me faz dormir tão bem! Certo? Errado!

A verdade é que o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas quantidades, atrapalha a qualidade do sono. O álcool pode até nos fazer “pegar no sono” mais rápido, porém, a qualidade do sono diminui. Isto ocorre porque o álcool altera a homeostase (equilíbrio) e a arquitetura do sono, reduzindo sua capacidade de promover uma recuperação adequada (o que é fundamental para nos preparar para o próximo período de vigília).

Quanto maior o consumo de bebidas alcóolicas à noite, pior a qualidade do sono — Foto: Reprodução/Internet

Um estudo finlandês incluindo mais de 4000 avaliados, entre homens e mulheres, comparou os efeitos de diferentes doses de álcool sobre a qualidade do sono. De acordo com o estudo:

– Pequenas quantidades, inferiores a 0.25g de álcool/Kg de peso (que equivale a menos de duas doses para homens e menos de uma dose para mulheres), reduzem em 9% a qualidade do sono

– Quantidades moderadas, entre 0.25 e 0.7g de álcool/Kg de peso ( equivalente a duas doses para homens e uma dose para mulheres), impactam em 24% a qualidade do sono.

– Grandes quantidades, acima de 0.75g de álcool/Kg de peso (mais de duas doses para homens e mais de uma dose para mulheres), resultam em uma redução de aproximadamente 39% da qualidade do sono.

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Como podemos perceber, o consumo de bebidas alcoólicas impacta o sono num modelo dose-dependente, ou seja, quanto maior o consumo, pior a qualidade do sono.

O estudo ainda aponta que esses efeitos deletérios são similares para homens e mulheres, fisicamente ativos ou sedentários.

Portanto, se você quer evitar que o consumo de bebidas alcoólicas atrapalhe seu sono, para de beber pelo menos 4 horas antes de dormir.

Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli

Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2022/05/31/alcool-mesmo-em-pequenas-doses-reduz-a-qualidade-do-sono.ghtml

Deixe uma resposta