FitnessNotícias

Quer começar a treinar? Não se preocupe com os quilômetros percorridos

No começo, o que importa é ter regularidade e procurar um bom treinador, que monte uma planilha de evolução gradual

É sempre bom contar com um treinador experiente no início, quando se está começando no mundo das corridas. Se você é sedentário, provavelmente vai passar algum tempo na caminhada, ou alternando caminhada com corrida. Essa evolução mais lenta e gradual é uma ótima forma de evitar lesões que podem deixá-lo de molho por um tempo, acabando com a sua motivação inicial e te devolvendo ao sedentarismo.

No começo, corra por tempo, não se preocupe com a distância que vai percorrer. Foque no período de caminhada ou de corrida. É interessante que você sinta que já está adquirindo mais condicionamento e energia para as tarefas diárias. Quando ganhar um pouco mais de experiência, aí sim comece a fazer alguns treinos baseado nos quilômetros percorridos. Aos poucos, naturalmente, você vai começar a entender o conceito de ritmo e entender qual é o seu. E isso também vai ser uma ótima ferramenta para avançar ainda mais como corredor.

O importante é ter uma rotina regular de treino. Você não precisa nem deve correr todos os dias, treinar dia sim dia não geralmente se mostra uma boa estratégia. É importante dar uma descanso para o organismo. Mas você não precisa ficar sem fazer nada nos dias que for descansar dos treinos de caminhada ou corrida. Faça alguma atividade complementar, como musculação, dança, natação ou bike.

Por: Gustavo Luz — Rio de Janeiro

Fonte: Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva, médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva (Foto: EuAtleta)

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2019/08/30/quer-comecar-a-treinar-nao-se-preocupe-com-os-quilometros-percorridos.ghtml

Deixe uma resposta