Quanto dura um tênis de corrida? Quando é hora de trocar?
Especialista em biomecânica da corrida, Raquel Castanharo enumera os fatores que mostram quando o calçado está velho e os sinais que determinam o momento de comprar um novo
Quanto dura um tênis de corrida? Como saber que é hora de trocar? Talvez você já deva ter ouvido que o tênis está “velho” e que chegou o momento de comprar um novo par após 500 ou 600 km de uso. Pois eu quero te explicar por que isso não faz sentido: a durabilidade do tênis depende de vários fatores. Por exemplo:
– Quantidade de borracha no solado;
– Qualidade dessa borracha;
– Qual o peso do corredor;
– Quão forte ele pisa no chão;
– Em qual tipo de terreno ele corre.
A sola desgastada, sem ranhuras, é um sinal importante para a hora da troca, pois o tênis pode começar a escorregar ou a entortar a sua pisada — Foto: Istock Getty Images
Imagine um tênis pensado para performance. Para ser bem leve, ele tem pouca borracha no solado. Diferente de um tênis pensando para conforto, mais pesado. Agora pense também em um corredor com a pisada bem suave e outro que bate o pé mais forte no chão.
É claro que cada tipo de tênis terá uma durabilidade diferente. E seu tempo de vida também irá variar a depender das características do corredor. Fixar uma quilometragem para todos não faz sentido.
O tênis está “velho” quando ele está velho. Não há necessidade de complicar e monitorar algo simples e intuitivo. Você irá saber quando ele já chegou em seu limite, e há sinais:
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
1. Podem começar a aparecer uns furinhos;
2. A sola começa a ficar sem ranhuras, desgastada. Por isso, o tênis começa a escorregar ou passa a entortar a sua pisada.
Foto: Getty Images
Não há evidências científicas de que correr com um tênis mais antigo aumente o risco de lesão. Só tome cuidado para o desgaste não prejudicar sua pisada. Caso sinta que o tênis está jogando muito seu pé para um lado ou para o outro, não é recomendado que continue seu uso.
E quanto ao amortecimento? De fato, o amortecer do tênis se desgasta com o tempo. Porém, os principais amortecedores do impacto durante a corrida são seus músculos e a última revisão científica sobre tênis mostra que a quantidade de amortecimento não influencia em lesão.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Portanto: você vai sentir quando chegou a hora de trocar de tênis, e isso não depende só da quilometragem rodada.O que não pode acontecer é a sensação de que ele está “entortando” sua pisada devido ao desgaste e escorregando em terrenos molhados porque está com a sola “careca”.
No restante, pode seguir usando seu tênis de estimação preferido. Boa corrida! @raquelcastanharo
Por: Raquel Castanharo – São Paulo
Fonte: Raquel Castanharo, Mestre em Biomecânica da Corrida e fisioterapeuta na Clínica Raquel Castanharo. É especializada em corredores de rua (@raquelcastanharo)
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2023/04/15/quanto-dura-um-tenis-de-corrida-quando-e-hora-de-trocar.ghtml