Quando é hora de repor ferro? Sinais que não devem ser ignorados
A anemia é uma doença que gera algumas complicações importantes para a saúde. Veja quando repor o nutriente
A anemia é uma condição bastante comum aqui no Brasil e que tem relação direta com a falta de ferro no organismo – encontrado em alimentos como carnes vermelhas, aves, peixes, leguminosas, vegetais verde-escuros e cereais fortificados.
Quando apresentamos deficiência desse nutriente, o corpo dá sinais de que precisamos aumentar o consumo desses itens. Mas, quando isso não é possível por uma série de questões, um nutricionista pode recomendar a suplementação de ferro. Afinal, quando é hora de repor?
Sinais da anemiaCorpo pode dar alguns sinais quando os níveis de ferro no sangue estão baixos – Foto: (Reprodução/Internet
A melhor forma de identificar o problema é contando com a ajuda de um profissional capacitado e de um exame de sangue. Mas o organismo também costuma indicar a condição, como:
– Fadiga;
– Fraqueza;
– Palidez;
– Tonturas;
– Palpitações
– Falta de ar;
– Dor no peito;
– Mãos e pés frios;
– Unhas quebradiças;
– Dor de cabeça.
“Na anemia, há uma diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da concentração de hemoglobina no sangue, prejudicando o transporte de oxigênio pelo corpo“, explica a Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM.
De acordo com a especialista, existem vários tipos de anemia, incluindo a ferropriva, hemolítica, aplástica e megaloblástica, cada uma com causas específicas.
Por isso, se o problema aparecer, converse com o seu médico. Ele poderá prescrever o melhor tratamento, que pode ou não incluir a reposição.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
Outras dicas
– Inclua alimentos ricos em ferro na alimentação, como carnes vermelhas, aves, peixes, leguminosas, vegetais verde-escuros e cereais fortificados, que ajudam na prevenção contra a anemia ferropriva;
– Consuma alimentos ricos em Vitamina B12 (principalmente de origem animal) e ácido fólico (como vegetais folhosos, leguminosas, frutas cítricas), já que contribuem para a saúde dos glóbulos vermelhos e previne anemias relacionadas a deficiências desses nutrientes;
– A vitamina C auxilia na absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, pimentão e brócolis, junto com fontes de ferro pode melhorar a absorção;
– Evite inibidores de absorção de ferro: algumas substâncias, como taninos presentes no café e chá, podem diminuir a absorção de ferro. Por isso, evite o consumo dessas bebidas durante as refeições pode ser benéfico.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp Face Book e Telegram
Por: Giovana Santos
Fonte: Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM.
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/reposicao-de-ferro/