FitnessNotícias

Quando devo acelerar na corrida?

Treinador Gustavo Luz recomenda que se tente correr os primeiros 70% de uma prova em ritmo relativamente confortável e, se a pessoa estiver bem, pode acelerar nos 30% finais. Entenda

Conforme você envelhece, a velocidade tende a diminuir, as passadas ficam mais curtas, o tempo de recuperação aumenta e a chance de se machucar também. Por isso, é importante escolher bem os seus desafios, respeitar os períodos de descanso e procurar um equilíbrio alimentar. Essa semana trouxemos três ponderações para corredores de todos os níveis que querem prolongar sua vida na corrida.

Quando você inicia a corrida num ritmo alto demais, pode acabar recrutando as fibras musculares, o sistema de energia e até os caminhos neuromusculares de forma errada — Foto: Reprodução/istock

1. Não deixe a corrida virar um motivo de estresse

 Frequentemente, corredores não conseguem entender por que são incapazes de trabalhar e treinar duro ao mesmo tempo. Não percebem que a corrida é um estresse adicional e, quando somada a um estilo de vida já estressante (trabalho ou vida pessoal), pode se tornar um excesso. Os melhores resultados geralmente não aparecem quando os negócios e/ou as pressões pessoais estão em uma crescente, forçando você a escolhas, às vezes, irracionais. O ideal é não haver pressões por resultados em provas em momentos em que a pressão profissional está alta.

2. Você começa rápido demais?

É muito comum ver corredores largando muito forte e quebrando antes da linha de chegada. Quando você inicia a corrida num ritmo alto demais, pode acabar recrutando as fibras musculares, o sistema de energia e até os caminhos neuromusculares de forma errada. De uma maneira geral, tente correr os primeiros 70% em um ritmo relativamente confortável e, se estiver bem, acelere nos 30% finais.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

3. Alimentação em equilíbrio

Este é um dos segredo para corredores: comece a ver os alimentos como ferramentas para dar energia para a corrida. Assim, você passará naturalmente a fazer escolhas mais sensatas. E tente evitar os extremos, geralmente as dietas radicais não são sustentadas por muito tempo. Um nutricionista esportivo pode ajudar.

Por: Gustavo Luz

Fonte: Gustavo Luz, Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2022/12/16/quando-devo-acelerar-na-corrida.ghtml

Deixe uma resposta