Qual óleo é mais saudável para o preparo de comidas quentes?
Existe uma série de óleos para o preparo de comidas e cada um deles possui propriedades diferentes. Descubra qual é o melhor!
Qual óleo é mais saudável para o preparo de comidas quentes?
Cada um possui propriedades diferentes. O de coco é rico em gorduras saturadas, gera energia rápida e não se acumula no corpo na forma de tecido adiposo. Além disso, tem propriedades antiviral e antifúngica e, de todos, é o que melhor suporta altas temperaturas sem ter as propriedades degradadas.
O óleo de canola, apesar de ser rico em ômegas 3 e 6, é resultado de cultivo transgênico com sementes modificadas, ou seja, é necessário avaliar os riscos dele para a saúde e o metabolismo. O de soja tem ação antioxidante graças ao ácido linoleico e é o mais indicado para frituras e grelhados, mas não deve ser reutilizado.
O azeite, o mais saudável por suas gorduras monoinsaturadas, que atuam como antioxidantes, pode ser usado para refogados e aquecimentos rápidos, mas perde os benefícios nutricionais quando exposto a altas temperaturas – o ideal é usá-lo como tempero e na finalização de pratos.
*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.
por: Ana Paula Ferreira
Fonte:Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/pergunte-ao-especialista/qual-oleo-e-mais-saudavel-para-o-preparo-de-comidas-quentes/10987