Fitness

Qual o melhor pré-treino para a musculação? E o que comer antes do aeróbico?

Acertar na escolha dos alimentos antes de praticar atividade física vai te ajudar a ter mais disposição para os exercícios e até a melhorar os resultados

O velho ditado já dizia que “saco vazio não para em pé”. E esse ensinamento popular cabe muito bem quando o assunto é atividade física. Antes de praticar exercícios, a recomendação dos especialistas é se alimentar de maneira adequada, por isso vale escolher o melhor pré-treino.

Entretanto, o melhor pré-treino para quem vai praticar uma atividade aeróbica pode não ser o mesmo que para aquela pessoa que vai encarar um treino puxado de musculação . As duas atividades exigem o corpo de maneira diferente e, até para obter os melhores resultados, uma boa dica é também tratar a alimentação antes dos treinos de também de maneira diferente.

Como afirma Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, quem irá fazer um treino aeróbico, por exemplo, vai precisar de alimentos que forneçam bastante energia. “Já na musculação, você vai precisar de alimentos que forneçam explosão para o músculo”, completa a nutricionista.

Diante dessas diferenças, Fúlvia dá dicas de alimentos que servem como pré-treino cada uma das práticas.

Young girl eating a oatmeal with berries after a workout . Fitness and healthy lifestyle concept.

Melhor pré-treino para a atividade aeróbica

Nesse caso, a nutricionista sugere combinações que contam com carboidratos, fontes de energia. Veja os detalhes:

Banana com aveia em flocos e canela em pó

Segundo a especialista, a ideia é combinar uma banana com aveia – ou outro cereal de sua preferência – e ainda usar a canela para turbinar essa dupla.

A banana é uma fruta que ajuda na performance e é uma fonte de energia. “Ela contém potássio, mineral importante para contração muscular e contribui para evitar câimbras. Fornece também carboidrato, que é a fonte energética”, detalha Fúlvia.

A aveia possui minerais importantes e fibras, que fazem com o carboidrato ingerido não seja liberado tão rapidamente no organismo e, dessa forma, acaba sendo utilizado por mais tempo ao longo do treino. Ou seja, o corpo vai consumindo aos poucos essa energia, durante a atividade aeróbica. Quem não é fã de aveia, pode colocar outro cereal, desde que não seja açucarado, indica Fúlvia.

Para completar, a canela, que pode ser polvilhada por cima da combinação, é considerada é um alimento de multifunções. “Nesse caso, ela é termogênica e potencializaria o treino, a queima de gordura e o emagrecimento”, afirma a especialista do programa Bio Nutri.

Torrada com geleia e café

Aqui, o praticante de exercícios aeróbicos pode optar tanto por uma torrada integral quanto pela versão tradicional, feita de farinha branca. A tradicional vai liberar energia de forma mais rápida. Já a integral tem mais fibras e, assim como acontece com a aveia, faz com que a liberação de açúcar seja pouco mais lenta. Como fala Fúlvia, as torradas integrais evitam picos de glicose.

O acompanhamento para a torrada sugerido é uma geleia de frutas, que deve ser sem açúcar.

Para beber, café preto, um ótimo aliado das atividades físicas e uma boa opção para quem quer emagrecer . “A bebida contém cafeína, que é termogênica e pode melhorar a performance”, comenta a especialista.

Bolachas de arroz com mel e chá verde

“É uma opção prática e boa de carboidrato para fonte energética. Nesse caso, é uma alternativa sem glúten”, explica Fúlvia. Para dar um gostinho a mais, a nutricionista indica usar mel, mas comenta que a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. O doce também será uma fonte de energia.

A bebida nesse caso é mais um termogênico, assim com o café, rico em cafeína. O chá verde também é um antioxidante. Mas Fúlvia faz uma ressalva: “Pode ser consumido quente ou gelado. O importante é ser feito com a erva, em infusão, e não um chá pronto (industrializado)”.

Melhor pré-treino para quem vai fazer musculação

Agora a atividade é outra e exige, além de energia para executar os movimetos, força a resistência dos músculos. Para isso, uma boa ideia é incluir proteínas nos lanches que serão feitos antes da prática. Veja as sugestões da nutricionista da Bio Ritmo:

Crepioca e suco de fruta natural

A crepioca é feita com ovo e goma de tapioca. Basta misturar os dois ingredientes e fritar em uma frigideira antiaderente até dourar os dois lados. Se quiser, pode usar um óleo para untar, como óleo de coco. Nesse caso, a goma de tapioca é um carboidrato que fornecer energia e ajudar na contração muscular. Já o ovo é uma proteína protetora e construtora muscular.

“Já o suco entra como um complemento de carboidratos e antioxidantes”, completa Fúlvia. Ele pode ser feito com a fruta de sua preferência. “O importante é ser natural e não industrializado. Se não for suco, pode ser a fruta in natura”, afirma a profissional.

Pão integral com pasta de atum e cenoura

Mais uma vez, a combinação leva carboidrato e proteína. O pão integral é um carboidrato que vai fornecer energia de mais maneira mais lenta ao organismo e o atum é uma boa proteína.

A cenoura completa o lanche como um antioxidante.

Iogurte desnatado com granola e uma fruta

Essa é uma opção um pouco mais leve, mas que também segue a proposta de fornecer energia e elementos que ajudem os músculos. O iogurte é a fonte de proteína, enquanto a granola entra como o carboidrato Também é possível usar outro cereal nesta combinação sem perder a fonte de energia.

Fúlvia diz também que diversas frutas são bem-vindas nesse momento. “Banana é uma ótima opção. No entanto, outras frutas também podem ser consumidas, como mamão, maçã e manga, e se terá ótimo resultado”.

Quando consumir o pré-treino

Há quem se sinta estufado ou passe mal ao comer antes de praticar exercício físico. Para não correr esse risco e o corpo ter tempo de absorver todos os nutrientes da refeição, Fúlvia indica consumir o melhor pré-treino para você cerca de uma hora antes da prática, seja ela um exercício aeróbico ou a sessão de musculação.

O que não vale é ir treinar de barriga vazia. Treinar sem se alimentar pode causar problemas como:

fraqueza,

hipoglicemia,

dor de cabeça,

tremores

Além disso, sem a energia necessária e o melhor pré-treino pode ser mais complicado alcançar o resultado e o desempenho esperados com a atividade física.

Por: Aretha Martins

Fonte: Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo,

Transcrito: http://delas.ig.com.br/alimentacao-e-bem-estar/2018-10-01/melhor-pre-treino-aerobico-musculacao.html

Deixe uma resposta