Quais são os principais hormônios liberados durante os exercícios físicos?
Quando falamos sobre exercícios físicos e produção hormonal, o hormônio que logo nos vem à cabeça é a endorfina, que traz a sensação plena de bem estar e dever cumprido. Entretanto, também precisamos lembrar que, no exercício intenso, ocorre liberação do GH, hormônio do crescimento, que nos ajuda a queimar gordura, além da adrenalina, que nos gera vigor e energia. Todas essas liberações hormonais são importantes para realizarmos o exercício com disposição e para que possamos aproveitar seus benefícios.
Além disso, qualquer exercício feito de maneira regular estimula o cérebro a produzir um aminoácido chamado triptofano, que participa da produção de serotonina, famoso hormônio da felicidade. Já a liberação de insulina, que também ocorre durante a movimentação do corpo, é fundamental para a célula gerar energia para o organismo produzir massa muscular.
Médica explica que a intensidade do exercício influencia na liberação hormonal no corpo – Foto: Reprodução/Internet
Outro hormônio que é estimulado de acordo com a intensidade do exercício é o cortisol, o hormônio do estresse. Por isso, é até interessante, logo após se exercitar intensamente, fazer alguma prática de relaxamento, por exemplo, meditação ou alongamento. Temos liberação também da Irisina, hormônio protetor pulmonar.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Vale ressaltar que não tem muita relação entre um exercício específico com qual hormônio liberamos, mas sim a intensidade do exercício que nos faz liberar maior quantidade de hormônio.
Por: Dra. Deborah Beranger
Fonte: Dra. Deborah Beranger, endocrinologista, com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) e pós-graduação em Terapia Intensiva na Faculdade Redentor/AMIB. Instagram: @deborahberanger
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/exercicios-fisicos-producao-hormonal/