Quais São as Consequências Causadas Pelas Dores?
Você sabia que a dor de cabeça e as dores nas costas são as principais em todo o mundo? Veja o que o diretor científico da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) comentou a respeito das consequências causadas pelas dores
Mais de um terço da população brasileira convive com algum tipo de dor há mais de seis meses. Esta foi a conclusão de um levantamento apresentado neste ano pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), que contou com 924 entrevistados. “Dor nas costas e de cabeça são as principais, como em todo o mundo”, fala Paulo Renato Fonseca, diretor científico da entidade e um dos autores do trabalho. Embora existam diferentes doenças e mecanismos por trás desse incômodo, todos eles possuem características em comum: diminuem a produtividade e acabam com o humor das pessoas.
Como qualquer droga, os remédios que controlam a dor e a inflamação possuem limitações e efeitos colaterais. No caso específico da cefaleia, o uso contínuo de medicamentos de venda livre nas farmácias pode, se em excesso, provocar problemas no estômago, no fígado e até gerar crises de asma, como afirma o médico. “Especialmente no caso da cefaleia, a dor eventual pode se tornar crônica”, alerta Fonseca, mencionando outro problema associado aos analgésicos.
Se os remédios, quando consumidos com orientação médica, são a linha de frente do tratamento, está cada vez mais claro que a abordagem da dor crônica deve ser multifatorial. Atividade física, acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, fisioterapia, massagens, Acupuntura e outras terapias podem e devem fazer parte do processo para aumentar as chances de sucesso.
por:Kelly Miyazato
Produção:Janaína Resende
Adaptação Kelly Miyazzato
Fonte:Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED)
Paulo Renato Fonseca, diretor científico da entidade
Transcrito:http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/quais-sao-as-consequencias-causadas-pelas-dores/6697/