Proteínas, fibras e emagrecimento sustentável: especialistas dão dicas para evitar obesidade
Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli trazem dados de estudo sobre o tema e fazem sugestões para uma rotina saudável
Emagrecer vem, cada vez mais, deixando de ser um desejo para se tornar uma necessidade. Vivemos num momento em que temos um aumento constante e expressivo no número de pessoas com sobrepeso e obesidade em nível mundial. De acordo com projeção da Federação Mundial de Obesidade, em 2035, um entre cada quatro adultos conviverá com a obesidade.
Por isso, pensar em estratégias para combater o ganho de peso em forma de gordura corporal e promover o emagrecimento, quando necessário, é muito importante e deve fazer parte de todos os programas de prevenção e promoção de saúde.
Ajustar a ingestão de nutrientes provou ser uma estratégia eficaz para alcançar tais objetivos, promovendo o aumento da sensação de saciedade, o que pode contribuir para um melhor controle da fome e do apetite. Dietas compostas por um alto teor de proteína ou alto teor de fibra são estratégias bastante sustentáveis para o emagrecimento, prevenção da recuperação do peso perdido e manejo de comorbidades relacionadas à obesidade, devido, em parte, às suas associações com a saciedade.
Sobrepeso é cada vez mais comum na população mundial – Foto: (Reprodução/Internet)
Estudos apontam que dietas ricas em proteínas e com restrição energética, contendo entre 1,2g e 1,6g de proteína por quilo de peso (aproximadamente 25% a 35% de proteína) levam a uma maior perda de peso e gordura e maior preservação da massa magra em comparação com dietas de menor teor de proteína. Além disso, aumentos na sensação de saciedade, melhor controle glicêmico e melhora dos fatores de risco cardiometabólicos foram relatados em dietas com maior teor proteico.
No que diz respeito ao aumento da fibra alimentar, uma revisão sistemática com meta-análise publicada recentemente apontou haver maiores reduções no IMC (índice de massa corporal), peso e gordura corporal, além de melhores resultados cardiometabólicos com o consumo de 30g de fibras solúveis em comparação com placebo. Outro estudo de revisão demonstrou que uma ingestão adicional de aproximadamente 14g de fibra por dia resultou em uma diminuição de 10% na ingestão calórica diária, o que contribuiu consequentemente para a perda de peso.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Apesar dos benefícios bem definidos do consumo de fibras, a maioria das pessoas acabam não atingindo o mínimo da recomendação diária. Como exemplo, menos de 3% dos norte-americanos consomem o mínimo recomendado. Justamente por essa dificuldade que algumas pesquisas procuraram elucidar se haveria uma combinação mínima de ingestão de proteínas e fibras capaz de promover os mesmos efeitos benéficos encontrados ao se consumir quantidades mais elevadas de proteínas ou fibras.
Como exemplo, podemos citar um estudo publicado por pesquisadores americanos que demonstraram que o consumo agudo de um suplemento de alto teor de proteína e fibra (17g de proteína e 6g de fibra) antes das refeições resultou em maiores reduções no desejo de comer e na fome em comparação com um placebo de baixo teor de proteína e fibra (1g de proteína e 3g de fibra).
Um novo estudo, publicado pelo mesmo grupo de pesquisadores, indicou ainda haver um benefício metabólico, com redução nos níveis de colesterol, ao se adotar o consumo dessa combinação de proteínas e fibras antes das refeições.
Podemos perceber, portanto, que o consumo combinado de proteínas e fibras é de fato uma estratégia válida para o controle e a manutenção de uma composição corporal adequada. Diante disso, essa tática deve ser estimulada e valorizada.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli
Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2024/08/06/proteinas-fibras-e-emagrecimento-sustentavel-especialistas-dao-dicas-para-evitar-obesidade.ghtml