FitnessNotícias

Promova pequenas mudanças no seu dia a dia para, aos poucos, abandonar o sedentarismo

Comece devagar, treine em grupo e inclua caminhadas na sua rotina para ganhar motivação

Pesquisas sérias sugerem que 60% dos brasileiros não praticaram atividades físicas nos últimos dois anos. Isso significa que no nosso país existem mais de 100 milhões de sedentários. É curioso observar, sendo educador físico, como muita gente que pratica atividade regularmente não consegue entender como alguém fica sedentário. Mas, acredite, muita gente tem os seus motivos para não conseguir treinar e é importante tentar entendê-los se você quiser ser uma boa influência.

Frequentemente, o sedentarismo e uma consequente obesidade estão ligados à uma baixa autoestima ou até depressão. E dessa forma, isso se torna uma questão mais séria. Se você está nessa situação, experimente se exercitar em grupo. É uma chance de ter contato com outras pessoas que podem ter as mesmas dificuldades que você para engrenar nos exercícios, e esse calor humano pode ser o que faltava para te tirar de casa. Aos poucos vão aparecendo, no corpo e nos pulmões, os benefícios de treinar com mais regularidade, o que consequentemente gera mais motivação.

Talvez o melhor conselho seja começar a fazer atividades físicas com calma, sem aquela correria de perder peso ou aumentar as distâncias logo. Muitos sedentários se empolgam demais nesse momento com um organismo que ainda não está preparado para tanto esforço, o que pode desencadear uma lesão e acabar com toda a empolgação inicial por ter que parar de treinar.

Se você tem pouco tempo para se dedicar ao exercício, experimente caminhar: saia da porta de casa, caminhe um pouco e volte para a porta de casa, você não perde tempo com deslocamento. Aos poucos, se quiser, coloque alguns trechos de corrida ou suba alguns degraus da escada do prédio na volta pra casa. Trocar o elevador ou a escada rolante por escadas normais já faz diferença. Experimente caminhar por quinze ou vinte minutos, isso já é um começo, e pode ser a motivação que faltava para arrumar tempo para mais uma caminhada. Promova pequenas mudanças no seu dia a dia.

Por: Gustavo Luz

Fonte: Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2020/01/03/promova-pequenas-mudancas-no-seu-dia-a-dia-para-aos-poucos-abandonar-o-sedentarismo.ghtml

Deixe uma resposta