Projeto distribui casinhas pela cidade para acolher animais abandonados
O projeto Ajude Um Animal de Rua está distribuindo casinhas pela cidade de Lages, em Santa Catarina, para ajudar e acolher animais abandonados. Saiba mais sobre essa linda iniciativa!
O projeto Ajude Um Animal de Rua está dando uma nova chance aos animais abandonados da cidade de Lages, em Santa Catarina. Ao todo, 107 casinhas já foram distribuídas pela cidade e estão acolhendo os peludos que carecem de um lar.
A catarinense Bruna Uncini é a grande idealizadora do projeto e conta com ajuda de dois amigos engajados na causa: o Gerente de Proteção Animal de Lages, Bruno Hartmann, e Clênia Souza, responsável pela ONG Adote Lages.
Bruna conta que seu envolvimento com a causa animal vem desde novinha, quando ainda resgatava e cuidava de animais encontrados nas ruas por conta própria. A vontade de fazer algo maior pelos bichinhos foi o que a incentivou a criar o projeto. Hoje, eles tocam a ideia com arrecadações e possuem uma equipe de voluntários para ajudar com a instalação das casas. “As casas são compradas prontas em Rio do Sul, desenvolvidas com material ecológico e reciclável. Fazemos a instalação das casinhas que são parafusadas umas nas outras, por questão de segurança”, conta Bruna.
A ajuda vem da comunidade. Uma surpresa foi encontrar as casinhas com cobertores e potinhos de ração e água após a instalação. O projeto arca com a compra e distribuição das casas. Por isso, eles contam com ajuda da população para fazer a manutenção das pequenas moradias.
A meta do Ajude um Animal de Rua é conseguir 500 casas espalhadas na cidade. “Hoje tenho o contato de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e outras cidades de Santa Catarina que querem desenvolver o projeto em suas cidades, e eu oriento sobre como fazer e conseguir autorização da prefeitura”, explica a idealizadora.
Além das casinhas, Bruna conta que o projeto tem 3 etapas. A primeira já está acontecendo, que é a instalação das casas. A segunda etapa vai trabalhar com castração e vacinação. “Temos mais de 10 voluntários inscritos que vão fazer castração e vacinação voluntariamente e o projeto vai continuar com arrecadações pra custear isso.” Já a terceira etapa é a considerada mais importante pela catarinense. “Vai ser feito um trabalho voluntário nas escolas. O pessoal irá visitar as salas de aula para falar o porquê das casinhas estarem nas ruas: abandono, negligência. Se os cães estão ali é por culpa de algum humano”, explica. O objetivo é que desde cedo as crianças já aprendam e se conscientizem sobre o abandono e a posse responsável.
Como ajudar o projeto
Para ajudar, há duas maneiras: doação na conta bancária ou através da vaquinha solidária – financiamento online; ou tornando-se voluntário do projeto e ajudando com a manutenção das casinhas – colocando alimentos, água e dando carinho aos cães de rua!
por Luana Zanolini
Texto Luana Zanolini
Fonte:Bruna Uncini é a grande idealizadora do projeto
Transcrito:http://revistameupet.com.br/comportamento/projeto-distribui-casinhas-pela-cidade-para-acolher-animais-abandonados/3559/