Presunto, blanquet, mortadela… Evite exageros no consumo de embutidos
Nutricionista explica que são alimentos ultraprocessados, constituídos de proteínas, gorduras, açúcar, sal, corantes, aromatizantes e até mesmo realçadores de sabor
Os alimentos embutidos podem ser derivados de produtos animais (carne bovina, aves, suíno) ou vegetais (soja) e foram elaborados para ter maior variedade e aumentar o “tempo de prateleira” dos alimentos, já que produtos de origem animal são perecíveis. O indicado pela nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, é diminuir o consumo para, no máximo, duas a três vezes na semana, comendo duas fatias por vez de produtos como mortadela, presunto, blanquet, presunto de peru e peito de chester, por exemplo.
Os embutidos são caracterizados como alimentos ultraprocessados, constituídos de proteínas vegetais e animais, gorduras, açúcar, sal, acrescidos de corantes, estabilizantes, aromatizantes, realçadores de sabor e outros aditivos. Possuem maior quantidade de gordura, sódio e menor teor de fibras do que alimentos in natura ou minimamente processados.
Segundo Cristiane, o consumo excessivo de proteína animal, especialmente carne vermelha e embutidos, vem sendo apontado como um dos principais fatores de risco para o aumento da incidência de doenças crônicas em todo o mundo, como obesidade, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Recentemente, foi realizada uma avaliação de vários estudos publicados e estima-se que a ingestão diária de 50g de carne processada poderia aumentar o risco de câncer colorretal em 18%. Segundo dados da OMS de 2012, esse tipo de câncer é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens no planeta.
Confira a composição de alguns embutidos:
Os embutidos são muito utilizados para rechear sanduíches. Por isso, seguem sugestões para substitui-los. Não deixe de acrescentar as hortaliças, como alface, rúcula, agrião, pepino, cenoura e beterraba ralada, cogumelos, cebola, entre outras, como:
– Pasta de grão de bico
– Queijos magros, como cottage, ou pasta de ricota com ervas
– Mussarela de búfala com manjericão e tomate
– Queijo minas com geleia
– Pastas de atum, frango desfiado, ovo, tofu (com pasta de soja, cottage ou creme ricota)
– ovo mexido e rosbife caseiro
Por:Igor Christ
Rio de Janeiro
Fonte: Cristiane Perroni, nutricionista especialista do Eu Atleta
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2016/09/presunto-blanquet-mortadela-evite-exageros-no-consumo-de-embutidos.html