FitnessNotícias

Preguiça de treinar depois da Páscoa: como recuperar a motivação?

Bateu aquele desânimo para se exercitar após o feriado? Veja dicas de profissionais para contornar essa situação

Depois de feriados como a Páscoa, muitas pessoas podem ter preguiça de retomar a rotina de treinos. Afinal, após dias de descanso, lazer e de mudanças na dieta, é normal surgir aquele desânimo para se exercitar.

“Durante esses dias, o corpo desacostuma com a disciplina e a mente se acomoda ao conforto”, conta Leandro Twin, professor de educação física, instrutor fitness, escritor, palestrante, ministrante de cursos e embaixador da Bluefit.

Bateu aquela preguiça de voltar para os treinos depois do feriado? Profissionais explicam o que fazer para recuperar a motivação! |Foto:(Reprodução/Internet)

“Outro fator é o consumo de alimentos gordurosos e o excesso de açúcar nesse período. A Páscoa é uma data em que as guloseimas são inseridas de maneira indiscriminada. Esses alimentos mexem com o nosso sistema metabólico, gerando aquela sensação de lentidão e cansaço”, ressalta Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.

A seguir, os profissionais explicam o que você pode fazer para recuperar a sua motivação para praticar atividades físicas. Confira!

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Preguiça de treinar depois da Páscoa: como recuperar a motivação?

Para reacender a motivação para os treinos, o primeiro passo é lembrar quais são os seus objetivos e o quanto você se sente bem quando mantém o corpo em movimento.

Outra dica é não tentar “compensar” o tempo parado e os excessos do feriado. Aumentar o ritmo de treinos, na verdade, pode atrapalhar ainda mais a retomada da rotina.

“O ideal é seguir o plano normalmente. Tentar compensar os excessos com treinos muito pesados ou restrições alimentares severas pode causar um efeito rebote, tanto físico quanto emocional. O melhor caminho é voltar à rotina com consistência e foco“, orienta o embaixador da Bluefit.

“O corpo tem um equilíbrio cardíaco, térmico e funcional, promover a super compensação, pode colocar a pessoa em risco, todo cuidado é importante ao retornar“, reforça Téu.

De acordo com o personal trainer da Academia Gaviões, em alguns casos, um retorno mais leve e gradativo pode ser uma boa ideia.

“É indicado considerar um retorno gradativo. O corpo é uma estrutura que tem suas nuances e características que devem ser respeitadas“, afirma ele.

“Para quem já tem uma base sólida, um treino moderado a intenso pode funcionar bem. Para quem ainda está construindo a rotina, o ideal é fazer um retorno mais leve e progressivo. Voltar aospoucos, mas voltar sempre”, acrescenta Twin.

Em relação ao desânimo para treinar, Leandro comenta que essa sensação é muito comum. “O segredo está em não esperar a motivação chegar para agir. Comece com metas simples: vista a roupa de treino, vá até a academia, faça um aquecimento. Estar em um espaço preparado e com profissionais por perto pode te colocar no clima certo para recuperar a energia”, aconselha o palestrante.

Por fim, não se esqueça: os treinos são fundamentais para reestabelecer o bem-estar físico e mental. “Você volta a ativar o metabolismo, melhora o condicionamento e previne o acúmulo de toxinas e inchaços. Mentalmente, você regula hormônios como endorfina e serotonina, que combatem o estresse. Treinar é um presente que você dá para si mesmo“, conclui o embaixador da Bluefit.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Juliany Rodrigues

Fonte: Leandro Twin, professor de educação física, instrutor fitness, escritor, palestrante, ministrante de cursos e embaixador da Bluefit

Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.

Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/academia-e-um-esporte/

Deixe uma resposta