FitnessNotícias

Preciso emagrecer antes de começar a correr?

Treinar corrida em jejum ajuda a perder peso? E tenho que parar de beber? Confira as respostas do treinador Gustavo Luz para essas dúvidas comuns de corredores sobre emagrecimento

Confira três dúvidas comuns de corredores que querem emagrecer, com respostas com dicas interessantes para quem quer perder peso e reduzir o percentual de gordura de uma forma correta e sustentável.

Devo emagrecer antes de iniciar os treinos?

Não há problema algum em se exercitar acima do peso, desde que você antes faça os exames pré-participação esportiva, especialmente os cardiológicos, com um médico e, depois de liberado por ele, tome alguns cuidados. Se o seu objetivo é se tornar um praticante regular de corrida, é provável que tenha que começar com caminhadas. Aos poucos, são colocados os trechos de corrida. Começar com treinos leves e gradativos é uma ótima estratégia para ajudar articulações e tendões na adaptação à corrida. Ficar esperando emagrecer para começar a treinar geralmente leva a tempo perdido. E na verdade a corrida é que vai te ajudar a perder alguns quilinhos, além de contribuir para a sua saúde.

Correr em jejum é bom para perder peso?

A corrida como aliada na luta contra a obesidade — Foto: Reprodução/internet

Geralmente não, principalmente se você for um iniciante. Fazer um pequeno lanche de fácil digestão até 30 minutos antes de correr otimiza a queima calórica e a qualidade do treino. Entretanto, corredores mais experientes muitas vezes conseguem treinar em jejum sem que isso comprometa o treino. Uma orientação de nutricionista é sempre importante nesses casos.

Tenho que parar de beber?

Você não precisa parar de beber, mas tenha em mente que o processo de emagrecimento é o reflexo de uma conta simples: você tem que gastar mais energia do que consumir. Em termos de calorias, uma latinha de cerveja vale mais ou menos um pão com manteiga. Se você bebe dez latinhas de cerveja em uma semana, experimente diminuir pela metade, ou ao menos para seis ou sete. É um primeiro passo, que já pode começar a dar resultados visíveis e é uma ponte para daqui a pouco beber três ou quatro. Se você diminuir a ingestão de álcool a partir dessa semana, é possível estar um pouco mais magro em breve.

Por: Gustavo Luz

Fonte: Gustavo Luz, Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

 

 

Deixe uma resposta