NotíciasNutrição

Prato de comida colorido: como introduzir mais cores em minhas refeições?

 alimentação balanceada e diversificada passa diretamente pela adoção de um prato de comida colorido

Quem nunca ouviu falar sobre a importância de montar um prato de comida colorido? Papais, mamães, médicos e outros responsáveis incentivam o hábito dos pequenos desde a infância. Bem estar, saúde, beleza e ingestão de diversos nutrientes: os benefícios vão muito além da beleza da refeição.

Só que a campanha em prol da alimentação saudável não surtiu efeito na maioria. Pelo menos é o que apontam os dados da Covitel: menos da metade da população brasileira (45,5%) consome verduras e legumes cinco vezes ou mais na semana.

Os mais saudáveis no quesito são da população acima de 65 anos, com 45,5% dos entrevistados na frequência recomendada. Entre os jovens (18 a 24 anos), apenas 39,2%. O número está abaixo do recomendado afinal, um prato de comida colorido passa diretamente pela ingestão desses alimentos.

Um prato saudável e equilibrado deve conter carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras – Foto: (Reprodução/Internet)

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo mínimo de frutas e vegetais fica em cinco porções. A quantidade previne doenças crônicas e gera melhora na saúde de forma geral. Mas a dúvida permanece: como introduzir mais cores em minhas refeições?

AnaMaria conversou com a nutricionista Caroline Medeiros, responsável técnica da policlínica universitária Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), para entender. A especialista forneceu dicas para montar um prato de comida colorido.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Como ter um prato de comida colorido

Antes, ela explica que consumir uma variedade de cores significa obter uma ampla gama de nutrientes, que são benéficos de diferentes maneiras. Um exemplo claro ocorre com as plantas, como o caso dos vegetais, que são fundamentais na digestão e na eliminação de toxinas do corpo.

O agrião, considerado o vegetal com perfil nutricional mais completo em pesquisa dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, é pouco calórico e possui proteínas, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibras, além das vitaminas A, E, K e C. Os benefícios da verdura vão desde a visão à saúde óssea e do coração.

Os benefícios evidenciam a importância de traçar uma estratégia para introduzir mais cores nas refeições, que devem ter carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. A seguir, confira as dicas da especialista para ter um prato de comida colorido.

– Começando pelo café da manhã

Seu dia começa pelo café da manhã, certo? Então os hábitos saudáveis devem começar juntos. Caroline ressalta que a primeira refeição do dia conta com uma maneira prática de diversificar a dieta, suas cores e os nutrientes obtidos.

“Adicionar frutas como bananas, morangos ou mirtilos aos cereais, iogurtes ou panquecas pode enriquecer a primeira refeição do dia com uma explosão de nutrientes e sabores”, explica a especialista.

– Almoço e jantar coloridos

Já nas demais refeições principais, uma grande aliada é a salada. Segundo a nutricionista, as saladas combinam diversas cores e muita saúde em uma única refeição. “Misture diferentes tipos de vegetais, como tomates, abobrinhas e pimentões, com folhas verdes para criar pratos tanto nutritivos quanto atraentes”.

Uma salada colorida com espinafre, rúcula e alface romana parece ótima, não? A combinação não só agrada aos olhos e o paladar, mas também fortalece seu sistema imunológico. Bem fácil!

As saladas formam uma combinação colorida e nutritiva para almoço e jantar – Foto: (Reprodução/Internet)

– Lanches saudáveis

A variação de cores não deve ficar restritas às grandes refeições, mas também fazer parte dos lanches espalhados ao longo do dia. Medeiros indica frutas secas, noves ou vegetais cortados, como cenouras e pepinos. Fáceis de preparar e com muitos benefícios à saúde: “Variedade de vitaminas e minerais essenciais à dieta diária”, ela acrescenta.

– Desde a infância

Também é fundamental envolver as crianças na escolha e preparação desses alimentos coloridos. O hábito pode ajudá-las a desenvolver hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Além disso, as crianças devem ser ensinadas sobre como cada cor de alimento beneficia o corpo. Desta forma, os pequenos podem fazer escolhas alimentares inteligentes por conta própria.

A adoção de prato de comida coloridos é uma abordagem simples e eficaz para melhorar a qualidade da alimentação e, por extensão, a saúde geral. Frutas, vegetais e todas as classes de alimentos garantem uma ampla gama de nutrientes: “Mas também pode ser uma jornada culinária divertida e deliciosa”, finaliza Medeiros.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Guilherme Giagio é formado em jornalismo pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) desde 2021. Carioca e amante de esportes e gatos, escreve sobre entretenimento, saúde e pets em AnaMaria.

Fonte: Caroline Medeiros, nutricionista responsável técnica da policlínica universitária Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Organização Mundial da Saúde

Transcrito: https://revistaanamaria.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/prato-de-comida-colorido-como-introduzir-mais-cores-em-minhas-refeicoes.phtml

Deixe uma resposta