Poupança de sono: é possível compensar dias em que se dorme pouco?
Fisiologistas explicam estratégia para atenuar os malefícios das noites maldormidas e mostram que fazer um banco de horas de sono ajuda na recuperação quando não se pode dormir bem. Veja dicas
Você já ouviu falar em poupança de sono? Nem todo mundo consegue dormir as tão recomendadas 7 a 8 horas por noite. Isso é fato! Mas, então, como fazer para tentar atenuar os malefícios das noites maldormidas? É aí que entra essa estratégia super válida que pode ser chamada de “poupança de sono”, que consiste em dormir com antecedência mais do que o recomendado com o intuito de promover um acúmulo/um banco de horas dormidas para compensar momentos posteriores de privação de sono. A eficácia dessa estratégia não é exatamente novidade, e foi comprovada há bastante tempo, num estudo publicado na revista Sleep em 2009.
No estudo, após duas semanas de acompanhamento para entender os padrões habituais de sono dos indivíduos avaliados, 24 voluntários foram divididos em dois grupos:
Em estudo, a extensão das horas de sono no período que antecedeu o momento de privação resultou em melhor desempenho e aumentado estado de alerta — Foto: Reprodução/Internet
– O grupo 1, durante sete dias, realizou uma poupança de sono (estendendo o período de permanência na cama para 10 horas por noite).
– O grupo 2, durante o mesmo período de sete dias, dormiu as horas habituais de sono (permanecendo 7 horas por noite na cama).
– Subsequentemente, ambos os grupos foram submetidos a sete dias de privação de sono (permanecendo na cama 3 horas por noite), seguidos de 5 dias de recuperação de sono, em que permaneceram na cama 8 horas por noite.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Os resultados do estudo mostraram que a extensão das horas de sono no período que antecedeu o momento de privação resultou em melhor desempenho e aumentado estado de alerta dos voluntários durante o período de restrição, acelerando também a recuperação pós-restrição de sono. Ou seja, essa poupança deixou os voluntários mais resilientes aos efeitos deletérios da falta de sono.
Agora que você já sabe que poupar sono é tão bom quanto poupar dinheiro, aqui vão alguns exemplos de como criar uma poupança de sono:
Foto: Reprodução/Internet
1. Você vai viajar e seu voo sai de madrugada, consequentemente você já sabe que vai dormir muito pouco nesta noite. Sabendo disso, você pode estender suas horas de sono na noite anterior à viagem.
2. Sua semana é sempre puxada, você nunca consegue dormir o mínimo de horas recomendadas. Você pode aproveitar os dias de folga para dormir mais horas durante a noite e tirar sonecas durante o dia.
3. Se você tem criança pequena, se organize para tirar uma soneca junto com a criança.
4. Universitários que ficam acordados até tarde, também podem se beneficiar de cochilos durante o dia.
5. Crianças em idade escolar que não dormem entre 8-10 horas por noite durante a semana devem aproveitar o fim de semana para dormir mais de 10 horas por noite.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli
Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2022/10/25/poupanca-de-sono-e-possivel-compensar-dias-em-que-se-dorme-pouco.ghtml